Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 19 de Junho de 2007 às 11:46

    Imprimir


O governo editou uma medida provisória (MP) para criar a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, que passará a funcionar a partir de hoje, com a posse do professor Roberto Mangabeira Unger, para o cargo de ministro-chefe. As atribuições da nova secretaria serão as seguintes: planejamento nacional de longo prazo; discussão das opções estratégicas do País, "considerando a situação presente e as possibilidades de futuro"; articulação com governo e sociedade para formular estratégias de desenvolvimento de longo prazo e elaboração de subsídios para preparação de ações de governo.

Com a nova secretaria o cargo de natureza especial de chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) fica transformado em subchefe executivo da Secretaria. A MP foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

De Saída

O secretário-geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE), coronel Oswaldo Oliva Neto, deve entregar hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o seu pedido formal de demissão. Segundo fontes da Presidência da República, a saída de Oliva Neto deve-se à nomeação do professor Mangabeira para a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, a quem o NAE ficará subordinado. A saída de Oliva Neto já tinha sido comunicada por ele ao governo.

No comunicado, o coronel afirma que é um novo governo, com uma outra estrutura; que um duplo comando no NAE é ruim e que o novo indicado tem que ter total liberdade para compor a sua equipe de trabalho, para definir diretrizes. A expectativa, segundo as mesmas fontes, é que haja uma debandada de técnicos do NAE, por conta da nova administração.

Oliva Neto estava no cargo há quatro anos, depois da saída de Luiz Gushiken do cargo, sob a acusação de envolvimento em corrupção. A preocupação do setor, agora, é com o destino do NAE diante da nomeação de um nome ligado ao banqueiro Daniel Dantas. Ainda segundo as mesmas fontes, há interesse no Planalto em manter Oliva Neto no governo. Tudo vai depender do desdobramento da conversa de hoje com o presidente Lula.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220912/visualizar/