Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 18 de Junho de 2007 às 20:29

    Imprimir


As autoridades da Nasa autorizaram nesta segunda-feira o desacoplamento da nave espacial Atlantis da Estação Espacial Internacional (ISS) para iniciar na terça-feira o retorno à Terra.

Um boletim da Agência Espacial Americana (Nasa) afirmou que a ordem foi emitida depois que os computadores russos na ISS passaram por todas as provas, após a decisão judicial registrada na semana passada.

O retorno ao Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral (Flórida) está previsto para quinta-feira e a tripulação do Atlantis já se despede esta noite dos ocupantes da ISS.

De acordo com a Nasa, o fechamento da escotilha estava previsto para as 19h23 de Brasília e as duas cápsulas se separarão amanhã às 11h42, quando a nave deverá estar na órbita 170, das 203 da viagem.

"Todos os testes foram satisfatórios", disse o porta-voz da Nasa, Dale Geffs, por telefone do Centro Espacial de Houston, no Texas.

Na última semana, os computadores de fabricação russa da ISS deixaram de funcionar, o que afetou diversos sistemas do complexo espacial de US$ 100 bilhões e que conta com a participação de 16 nações.

Entre os sistemas afetados estavam os foguetes propulsores, que corrigem a orientação e a altitude da ISS, onde três astronautas vivem.

"Esta manhã, primeiro, o controle dos foguetes propulsores foi passado para o sistema do Atlantis. Depois, foi transferido para o sistema de computadores, de fabricação russa e foi comprovado seu funcionamento", explicou Geffs.

"Isto foi satisfatório e, às 13h09 (de Brasília), foi concluída a transferência do controle de propulsores de altitude para os computadores de fabricação americana na ISS", declarou.

Enquanto isto, as tripulações da estação e da nave levaram material médico, equipamentos em desuso e lixo da ISS para a nave, e abasteceram a plataforma orbital com provisões adicionais.

Na tarde de hoje, os técnicos da Nasa decidirão se a separação do Atlantis da ISS será realizada amanhã, para que a nave comece seu retorno à Terra.

Na ISS, permanecerão os russos Fyodor Yurchikhin e Oleg Kotov, assim como o americano Clayton Anderson, que substitui a também americana Sunita Williams.

A astronauta, que está na estação orbital desde dezembro de 2006, estabeleceu um novo recorde de permanência de uma mulher no espaço.

O vôo de retorno terá a bordo, além de Sunita Williams, o comandante do ônibus espacial, Frederick Sturckow, o piloto Lee Archambault e os especialistas da missão Patrick Forrester, John Olivas, Steven Swanson e James Reilly.

Durante sua estada junto à ISS, os astronautas do Atlantis tiveram quatro dias de trabalho na parte externa da plataforma, instalando novos painéis de energia solar e os posicionando, além de terem retirado os painéis mais antigos, que serão instalados em outras partes da estação internacional.

Olivas e Reilly também completaram, na última sexta, a "costura" de uma perfuração na cobertura térmica da ISS, problema que deixou os técnicos da Nasa preocupados por vários dias.

O ônibus espacial chegou à plataforma no dia 10 de junho, carregando dois novos segmentos de vigas e de painéis de energia solar. Pouco após os astronautas concluírem o posicionamento dos painéis e a conexão de suas fontes, aconteceu a falha nos computadores russos.

A necessidade de consertar os painéis térmicos e a falha das máquinas fizeram com que a missão do Atlantis, originalmente programada para 11 dias, tivesse que ser ampliada para 13 dias. A aterrissagem da nave está programada para a próxima quinta-feira, no Centro Espacial John F. Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, às 14h54 de Brasília.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221016/visualizar/