Prioridade de Serys é a reeleição no Senado em 2010
De acordo com a senadora, as articulações que visam ao processo sucessório de 2008 estão em fase embrionária. Antes de debater os nomes, disse, é necessária a aprovação da Reforma Política. A senadora chamou a atenção para as mudanças previstas na proposta. “Temos que esperar. Tudo vai depender dos pontos que forem aprovados na Reforma Política. O quadro de candidatos pode ser outro, principalmente com a questão da lista fechada”, destacou.
Serys, que também é a presidente do Estadual do PT, ressaltou a autonomia dos diretórios municipais. Disse que a meta do partido consiste em lançar projetos próprios na maior parte dos municípios do Estado. No entanto, lembrou que a decisão final cabe às coordenações municipais. A regra vale também para as futuras composições. Além do Partido da República (PR), o PT está aberto à formação de alianças com partidos que fazem parte da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ressaltou.
As discussões sobre uma nova proposta política também passam pelo PT. Segundo a senadora, o partido está empenhado em construir nova estrutura política. Os debates ocorrem em congressos da legenda onde os militantes analisam o cenário nacional e as necessidades da sociedade. Em Mato Grosso, o PT estuda novas propostas para apresentar à população.
Ao analisar o cenário de disputa pela prefeitura de Cuiabá, Serys citou o nome do deputado federal Carlos Abicalil como uma boa possibilidade da legenda para o pleito de 2008. Segundo a senadora, além de Abicalil o PT possui outros membros que poderão encabeçar chapa, como Wanderley Pignatti. Contudo, não confirmou preferência por uma das ”boas opções do PT”.
Comentários