PSOL vai propor CPI da Navalha somente no Senado
"Já estamos com requerimento pronto para coletar assinaturas de senadores para instalarmos a CPI no Senado. Se 30 senadores assinaram antes, creio que haja a mesma disposição agora", disse o senador José Nery (PSOL-PA).
O requerimento de instalação da CPI Mista foi protocolado esta semana na Mesa Diretora do Senado com assinaturas de 172 deputados e 30 senadores. Duas assinaturas de deputados, no entanto, não foram reconhecidas como oficiais. Além disso, os deputados Lindomar Garçon (PV-RO) e Edmar Moreira (DEM-GO) formalizaram o pedido de retirada de assinaturas.
Segundo a secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, há até agora 169 assinaturas de deputados que apóiam a CPI --duas a menos que o mínimo previsto pelo regimento da Câmara, o que na prática inviabiliza a CPI. Ela disse que hoje não foi procurada por parlamentares dispostos a retirar assinaturas do requerimento, ou mesmo acrescentá-las no texto.
Nery disse esperar que os senadores "compreendam a necessidade" do Senado investigar as denúncias reveladas pela Operação Navalha, da Polícia Federal.
"Temos a esperança de que os senadores percebam a importância de levar essa investigação adiante. Não podemos mais varrer denúncias para baixo do tapete. Temos que assumir um compromisso com a transparência", disse Nery.
O líder do PPS na Câmara, deputado Fernando Coruja (SC), disse que a bancada ainda não definiu se vai apoiar a instalação da CPI da Navalha apenas no Senado. Outros partidos também pretendem discutir na semana que vem a criação da CPI. O grupo de parlamentares favorável à comissão já admite que o requerimento da CPI Mista vai ser arquivado. Os deputados acusam o Planalto de pressionar parlamentares da base a retirarem seus nomes do requerimento.
Comentários