Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 15 de Junho de 2007 às 20:59
Por: Fernando Leal

    Imprimir


O deputado Roberto França (sem partido) e o prefeito Bernardinho Crozetta (PR) e seu secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Juracy Nascimento dos Santos (Neguinho) – ambos de Juruena (noroeste mato-grossense, a 893 km de Cuiabá) – confirmaram para até o final do ano a consolidação do projeto “Dez Anos em Dois”, de desenvolvimento econômico sustentado para o município.

O projeto tem como suporte principal a diversificação de atividades coordenadas pela pasta da Agricultura e o envolvimento dos trabalhadores rurais locais, e já deve ser sentido durante a Festa do Agricultor – tradicionalmente realizado no mês de julho.

Agora, um resumo das atividades que vêm sendo realizadas desde o início do ano passado – divulgado por Neguinho, Crozetta e França – mostra a aplicação e os efeitos de investimentos maciços – material e humano – naquela pasta, escolhida estrategicamente para dar suporte ao conjunto da administração e, pontualmente, aos seus demais setores.

Viveiro e Mudas de Plantas

De acordo com o relatório “Desenvolvimento Sustentado de Juruena” – de janeiro de 2006 até este mês, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a prefeitura realizou obras, viabilização e liberação de recursos, abertura para comercialização dos produtos dos agricultores da região, distribuição de mudas frutíferas e florestais, cursos, palestras e mutirões.

Tudo começou quando a atual administração construiu um novo viveiro municipal – de 2.000m² e com capacidade para produção de 350 mil mudas por ano. Com o engajamento dos produtores rurais, começou a crescer a procura por mudas frutíferas e florestais, obrigando a ampliação da estrutura inicial em 8.000m², aumentando a capacidade de produção para um milhão de mudas por ano.

Como resultado do empreendimento, até agora foram produzidas e distribuídas aos produtores rurais cerca de 1.400 mudas, entre frutíferas e florestais. Ainda no ano passado, Crozetta e Neguinho também entregaram aos produtores rurais e feirantes locais a “tão sonhada” feira municipal, construída em parceria com o governo estadual.

Convênio já firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) garantiu a liberação de recursos da ordem de R$ 359 mil para ampliação do viveiro municipal e aquisição de um veículo utilitário que dará assistência técnica aos produtores rurais.

Gado e Leite

Atualmente, Juruena conta com quase 500 produtores de leite gerando cerca de 12 mil litros de leite por dia. “Para um melhoramento genético do gado leiteiro, em nosso município, a secretaria (de Agricultura) desenvolve algumas ações com técnicos capacitados, no trabalho de inseminação artificial e ministrando palestras educativas com os produtores”, diz o relatório.

As palestras tratam de nutrição e saúde animal, sobre como realizar o manejo de pastagem, observação de cio, detecção de mamite, mastite e doenças parasitárias, assistência técnica e acompanhamento nos processos de parto, e coleta de sangue dos animais para exames de brucelose e tuberculose em parceria com o Indea.

Com recursos do Pronaf, foram adquiridas 600 matrizes leiteiras para 55 produtores rurais. “Também, já realizamos varias inseminações artificiais em animais que foram examinados e estavam aptos a receber os semens. Hoje, como resultado desse trabalho, contamos com várias vacas que deram cria, e os produtores estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela secretaria”, assegura o relatório.

Com o melhoramento genético do gado leiteiro no município, a meta – ainda de acordo com o documento – é que, até 2008, pelo menos 500 produtores estejam produzindo cerca de 60 litros de leite/dia e a geração total atinja a casa dos 30 mil litros de leite/dia.

Apicultura e Mel

Nessa esteira de desenvolvimento, destaque também para a apicultura. No ano passado – de acordo com Neguinho, foram distribuídas 230 novas caixas para os produtores rurais, totalizando 650. Nessa área, também foram realizados – em 2006 – dois cursos em parceria com o Sebrae-MT, com a participação de aproximadamente 50 apicultores.

“Juruena conta com sua Associação dos Apicultores e o secretário de Agricultura – o Juracy (Neguinho) – tem desenvolvido várias ações para apoiar e aumentar a produção de mel no município, incentivar os produtores e fortalecer a entidade – tudo com o apoio e o suporte do sempre parceiro, o prefeito Crozetta”, elogiou França.

O relatório também ressalta a construção da Casa do Mel. A área foi doada pela prefeitura e o governo – através da Seder (Secretaria de Desenvolvimento Rural) – entrou com o dinheiro para a obra e compra dos maquinários. A partir de então, todo o mel produzido em Juruena será processado e embalado na Casa do Mel. Os recursos para a obra foram liberados pelo Estado, na gestão da governadora em exercício – a então vice-governadora, Iraci França.

“Hoje, o município conta com 42 apicultores em plena atividade, totalizando 413 colméias em produção”, disse o secretário, observando que Juruena já conta com sua Casa do Mel e, “logo”, estará processando e embalando todo o mel produzido pelos apicultores locais. O total resultante do processamento do mel vai enriquecer a merenda escolar e abastecer os mercados interno, regional e estadual.

Roberto França salientou ainda que – dentro do processo de diversificação das atividades – essa também é uma forma de incentivar a geração de emprego e renda. Neguinho anunciou que estão chegando, em Juruena, 100 novos kits para extração do mel. Crozetta, por sua vez, disse que a prefeitura também entrou no processo se comprometendo a adquirir parte da produção para ser utilizada na merenda escolar da rede municipal de ensino. O kit é composto por uniforme de proteção, bomba de fumacê, caixas e colméias – as telas.

Também está sendo viabilizada a construção de uma marcenaria na Casa do Mel. Ela servirá para fabricação própria das caixas pela associação dos produtores, eliminando os custos de aquisição e, também – consequentemente – o barateamento de custos e incremento da produção.

O ritmo e as conseqüências positivas do trabalho desenvolvido pelo prefeito Bernardinho Crozetta (PR) e pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Juracy Nascimento dos Santos (Neguinho), ganharam mais impulso – segundo ambos os administradores – com a participação política do deputado Roberto França (sem partido).





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221508/visualizar/