Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 15 de Junho de 2007 às 20:03
Por: Denize Bacoccina

    Imprimir


Apenas 3% dos cerca de 2,6 milhões de brasileiros que se estima que vivam no exterior estão registrados para votar nas eleições presidenciais, revelou nesta sexta-feira o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cruzou dados do Ministério das Relações Exteriores com o cadastro de eleitores.

São 82.204 eleitores registrados nas embaixadas e consulados brasileiros no exterior – apenas 0,6% do total do eleitorado brasileiro, de 125,7 milhões. Dos 2,6 milhões de brasileiros que, estima-se, vivem fora do Brasil, metade está em situação irregular de residência no país onde vive, e é justamente este, na avaliação do TSE, um dos motivos para o baixo registro.

“Os eleitores em situação irregular no exterior têm medo de fornecer informações à Justiça Eleitoral, com receio de que esses dados sejam repassados às autoridades locais”, disse o juiz João Luiz Fischer Dias, titular do Cartório Eleitoral do Exterior. Mas ele lembra que os dados são sigilosos, e que a situação de residência irregular no país em nada interfere com o direito de votar nas eleições brasileiras.

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio de Mello, vê um outro motivo para a baixa procura pelo título eleitoral. “O motivo é simplesmente o mal da nossa época: a apatia”, disse Mello.

“A pessoa só se preocupa com as circunstâncias reinantes onde ela está e com o próprio bem-estar. Não imagina que se há de montar instituições que projetem o Brasil, que levem o Brasil ao desenvolvimento. E uma forma é bem escolher nosso representante maior”, afirmou.

Países com maior número de eleitores brasileiros 1) EUA – 29.869

2) Portugal – 7.490

3) Itália – 4.177

4) Alemanha – 4.085

5) Inglaterra – 3.431

Fonte: TSE

Por causa do domicílio eleitoral, que no exterior passa a ser único para todos os brasileiros, quem mora no exterior só pode votar nas eleições para presidente da República.

Campanha

Para tentar aumentar o número de brasileiros aptos a votar na eleição de 2010, o TSE vai começar nas próximas semanas uma campanha estimulando os brasileiros a se registrarem nas embaixadas e consulados mais próximos de onde vivem. A campanha será veiculada em TVs brasileiras que são transmitidas no exterior. O prazo para transferência do domicílio eleitoral se encerra 151 dias da eleição.

A proporção de eleitores entre a comunidade de emigrantes brasileiros varia de acordo com o país.

O país com o maior número de registrados para votar é os Estados Unidos, onde, segundo as estimativas do Itamaraty, vivem 1,12 milhão de brasileiros – dos quais 705 mil ilegalmente. Lá há 29.869 eleitores registrados, um índice de 2,66%.

Portugal é o segundo em número de eleitores. Lá o Itamaraty calcula que vivam 130 mil brasileiros e há 7.490 eleitores registrados, o equivalente a 5,7% do total. Na Itália, o terceiro colocado, dos 310 mil brasileiros que viveriam no país, apenas 4.177 são eleitores, 1,3% do total.

“Quando o brasileiro vai para o estrangeiro (…), ele evidentemente não deixa de ser brasileiro, não corta as amarras com o Brasil, acredito que ele continue amando o Brasil, e uma forma de demonstrar a preocupação com o dia-a-dia do Brasil é justamente exercendo este direito de escolher os representantes”, diz o presidente do TSE.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221515/visualizar/