Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 13 de Junho de 2007 às 15:29

    Imprimir


O PMDB dará hoje 54 votos, 67% da bancada, a favor do chamado voto em lista fechada ou pré-ordenada, ponto mais polêmico do projeto de reforma política que será votado nesta tarde pelo plenário da Câmara. O anúncio foi feito pelo líder da bancada, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), depois do resultado da votação interna que promoveu entre os deputados peemedebistas. A votação foi secreta, com cédula em urna, para aferir a vontade dos deputados.

Participaram 81 deputados, os outros 12 estão em missão oficial fora de Brasília ou em licença médica e não participarão da votação da reforma hoje. O resultado mostrou 67% a favor e 33% contrários, ou seja, 54 votos a favor e 26 contrários. Na votação, 86% dos deputados peemedebistas mostraram ser a favor do financiamento público de campanha, outro tema questionado, e 14% contrários, ou seja, 70 votos a favor e 10 contrários. Nos dois temas, houve um voto em branco.

"Eu queria interpretar o sentimento exato da bancada, a vontade soberana dos parlamentares", afirmou Henrique Eduardo Alves. No plenário, o líder vai encaminhar o voto favorável ao sistema de lista fechada, mas ressaltou que o partido respeitará a posição contrária e não haverá nenhum tipo de punição contra os deputados que votarem contra a lista. O voto em lista fechada ou pré-ordenada é o sistema pelo qual o eleitor passará a votar no partido e não mais diretamente no candidato que preferir.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221889/visualizar/