Diamantino: Casa Canônica será transformada em Memorial dos Viajantes
A obra, completamente restaurada está pronta. A recuperação conservou a linha arquitetônica e resgatou o valor histórico do prédio e da própria cidade. A Casa Paroquial foi residência dos jesuítas por longo tempo. A Casa perdeu hóspedes com a construção do Seminário Jesus o Bom Pastor e mais tarde, com a depreciação do imóvel.
Posteriormente, a Diocese de Diamantino construiu um prédio novo para servir de sede da Casa Canônica. Com isso, a Casa Paroquial perdeu ocupação e importância funcional.
A partir de então surgiram os primeiros movimentos para a recuperação do prédio e aproveitamento do imóvel para fins históricos e culturais. O Governo Municipal apoiou a idéia, elaborando projetos para captar recursos com a finalidade de recuperar uma significativa parte da história da cidade, ligada a presença dos missionários católicos, especificamente dos jesuítas.
A Casa Paroquial terá a denominação de Casa dos Viajantes, numa homenagem à abordagem histórica da cidade, que recebeu ilustres visitantes estrangeiros no decorrer dos seus ciclos econômicos, como o francês Francis de Castelnau, a expedição do barão russo Langsdorff, o presidente norte-americano Theodore Roosevelt e a Comissão Rondon.
A Casa, que irá se tornar no Memorial dos Viajantes vai funcionar como um museu, criado com a finalidade de retratar os acontecimentos locais, formados nos mais de dois séculos de plenas atividades histórica, cultural, econômica, política e social de Diamantino.
Para a secretária municipal de Educação, Rosi Parma Timidati a destinação de um espaço definido para valorizar a memória de Diamantino é uma das grandes iniciativas do Governo Municipal, cujo feito é essencial para difundir a cidade no âmbito dos seus valores culturais, patrimoniais, artísticos e históricos.
Para o prefeito municipal Chico Mendes, a restauração da Casa Paroquial foi o passo inicial para fortalecer a cidade, cuja história confunde com a história do Estado, pois foi a segunda vila a ser fundada na então Província de Mato Grosso. O Memorial dos Viajantes vai destacar e reforçar a condição histórica de Diamantino ao longo dos séculos, comenta o prefeito Chico Mendes.
Comentários