Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 11 de Junho de 2007 às 18:21

    Imprimir


A cidade de Campo Novo do Parecis (396 quilômetros de Cuiabá) é uma das 52 cidades brasileiras que participam do revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007. A tocha chegará em Mato Grosso no dia 26 de junho, cumprirá um percurso de 28 quilômetros pelas principais ruas da capital, e seguirá na manhã do dia seguinte para Campo Novo do Parecis, onde será recepcionada e conduzida até a Aldeia 4 Cachoeiras, etnia Paresí.

Em Campo Novo, o fogo olímpico participará da cerimônia do 'fogo ancestral', onde a tocha acenderá a grande Pira Olímpica, em meio a cerimônia do fogo, executada especialmente pela nação indígena Terena, que se deslocará de Aquidauana (MS), para a encenação do rito indígena em homenagem ao fogo. Além da cerimônia, outro momento marcante para a cultura indígena e de forte simbolismo para a passagem da tocha, será a execução do hino nacional brasileiro, que será cantado em Tupi-Guarani , pela nação indígena Assurini, que virá de Tucuruí (PA).

O guarani é a língua indígena do sul da América do Sul, falada pelos povos pertencentes ao grupo dos tupis-guaranis que habitavam a região desde a colonizaçao do Brasil pelos portugueses, e que a utilizaram desde o descobrimento até boa parte do século XVIII como a principal língua no sul do Brasil, o que acabou influenciando f ortemente a língua portuguesa brasileira.

Concluída a cerimônia indígena, a Tocha inicia, no final da tarde, o revezamento oficial do símbolo, onde fará um percurso de quatro quilômetros pelas principais ruas do município. O revezamento, que deverá durar cerca de 30 minutos, será encerrado acendendo a Pira, que dará início ao I Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso, com abertura no estádio Ary Tomazelli. A Tocha foi acesa no dia 04 de junho, em Teotihuacan, na cidade do México.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222269/visualizar/