MT sediará Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol
Promovido pela Associação Matogrossense de Professores da Língua Espanhola (Ample), o congresso será realizado pela primeira vez que na região centro-oeste. Pesquisadores e professores de todo o Brasil e de alguns países que utilizam o espanhol como idioma oficial, como a Espanha, Chile e Argentina já confirmaram presença no evento.
As pessoas interessadas em participar do Congresso devem inscrever-se seguindo as orientações das cartas circulares da Ample, disponibilizadas no site da instituição e no site da UFMT. O prazo para inscrições de comunicações encerrará no dia 30 de junho.
Cerca de 1,5 mil pessoas devem participar do evento, que contará com palestras, debates, grupos de trabalho e exposição de painéis. Além dos professores (rede pública e privada) e pesquisadores, o congresso também é destinado aos estudantes universitários das áreas de Letras, Lingüística, Lingüística Aplicada e Educação e Turismo. De acordo com a presidente da Ample, Suely Cândida Catharino, a reflexão contribuirá para a integração e fortalecimento dos profissionais da área com a realização de intercâmbio das experiências de trabalho e favorecer o intercâmbio cultural, aproximando pessoas e países.
Entre os assuntos à serem abordados estão: multiculturalismo e o ensino-aprendizagem do espanhol; literatura hispano-americana e espanhola; metodologia e estratégias para o ensino-aprendizagem; a situação atual do idioma no Brasil; tópicos de espanhol como língua estrangeira para brasileiros; políticas lingüísticas do ensino-aprendizagem de espanhol língua estrangeira nas regiões de fronteira, e integração cultural.
A Ample foi fundada no dia 12 outubro de 1996, com o objetivo de divulgar a língua e a cultura espanhola e hispano-americana, além de apoiar os professores no trabalho docente e promover o intercâmbio em nível nacional e internacional. Hoje, a Ample possui mais de 200 associados,dos quais mais de 100 participam ativamente das atividades, entre professores que atuam na docência em língua espanhola, acadêmicos, estudantes, e colaboradores.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (65) 3615-8415 e 8113-2728, ou na Sala 58 do Instituto de Linguagens (IL), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.
Comentários