Bancada do PT se reúne hoje para discutir reforma política
O resultado será apresentado em nova reunião da Executiva Nacional, marcada para quinta-feira.
A discussão sobre a reforma política segue orientação da resolução aprovada em maio pelo diretório nacional do PT. O objetivo da legenda é ampliar o debate para aprovar a reforma política ainda neste ano para vigorar nas eleições de 2008.
Pela resolução do diretório nacional, os petistas devem colocar em discussão a fidelidade partidária, o financiamento público de campanha, fim das coligações em eleições proporcionais e voto em lista.
O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), confirmou que a reforma política será colocada em pauta nesta semana. Admitindo que falta consenso sobre vários aspectos da reforma, a tendência é votar as propostas em que já há acordos, deixando os demais temas para outras discussões.
Segundo ele, a votação será nominal. A Folha Online apurou que a decisão foi tomada porque há opiniões divergentes nas bancadas, o que impediria o líder partidário de definir uma orientação única sobre a forma de votar.
"A votação será nominal, ou seja, todos os deputados darão sua opinião. Há divisão na totalidade das bancadas", disse o petista.
Chinaglia rebateu as críticas de que a discussão em torno da reforma política está sendo feita de forma apressada. Ele lembrou que o tema é discutido há dez anos na Câmara: "Já costuramos, articulamos e vamos colocar em votação".
Comentários