Seminário sobre Educação Básica começa hoje
Estão confirmadas as presenças do relator do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), André Luiz de Figueiredo Lázaro, representando o Ministro da Educação, do governador Blairo Maggi, do secretário Estadual de Educação, Ságuas Moraes Sousa, do deputado federal Carlos Abicalil, do presidente do SINTEP, Gilmar Soares Ferreira, entre outras autoridades. A iniciativa é do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Educação.
Um das palestras magnas desta segunda-feira aborda o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE), a ser ministrada pelo relator da iniciativa, professor doutor André Luiz de Figueiredo Lázaro, do MEC. Entre as novas propostas inseridas no PDE constam a criação de escolas técnicas em 150 cidades-pólos, para atrair jovens da região e garantir a eles um ensino de mais qualidade e a bolsa família para jovens entre 15 e 17 anos, a fim de combater a evasão escolar.
A previsão é que o evento reúna 400 participantes. Entre eles, assessores pedagógicos de todos os municípios, diretores dos Cefapros (Centros de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), gerentes, coordenadores e superintendentes da Seduc e entidades representativas da área, como Sintep (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) e Undime/MT (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Mato Grosso).
Confira a programação de hoje:
19 h – Apresentação do Coral Vésper – Escola Estadual José Leite de Moraes – Várzea Grande
Fala do secretário de Estado de Educação – Ságuas Moraes Sousa
Fala do governador de Mato Grosso – Blairo Maggi
20 h – Palestra “cooperação Estado-empresa na Educação” – professor doutor Mozart Neves Ramos – ONG Compromisso Todos pela Educação
21 h – Palestra “Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação” (PDE) – professor doutor André Luiz de Figueiredo Lázaro – MEC
Na terça e quarta-feira entram em debate os temas planejamento de Políticas Públicas em Educação, Experiências de cooperação em Educação; Gestão Democrática: avaliação e fortalecimento; Educação Básica: etapas e organização; Valorização, formação e avaliação docente e Políticas propositivas para Educação Básicas de Mato Grosso.
Comentários