Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 09 de Junho de 2007 às 10:25

    Imprimir


A subprocuradora-geral da República Lindora Araújo vai denunciar na próxima semana 50 pessoas investigadas pela Operação Navalha da Polícia Federal, que apura esquema de fraudes em licitações públicas.

Ao todo, foram presos 49 dos 50 investigados - apenas o governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), não foi detido. A denúncia será apresentada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A subprocuradora trabalha há dias no documento.

Na denúncia, o grupo, que é investigado desde novembro do ano passado, deverá ser acusado de crimes como formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva. Os servidores públicos envolvidos no esquema deverão ser enquadrados, segundo fontes da Polícia Federal, em prevaricação.

Além de Lago, deverão ser denunciados os sobrinhos do governador - Alexandre de Maia Lago e Francisco Lima Junior -, o dono da construtora Gautama, Zuleido Veras, diretores da empresa suspeita de envolvimento no esquema, entre outras pessoas. Se a denúncia for aceita, os investigados passarão à condição de réus. Nesse caso, ações penais serão abertas.

De acordo com informações da Polícia Federal, a construtora Gautama estava no topo do esquema. As suspeitas são de que a empresa direcionava editais para fraudar licitações de obras públicas de interesse do grupo, que teria infiltrações em governos das esferas federal, estadual e municipal.

Ao todo, o esquema movimentou R$ 170 milhões entre 2003 e 2006, segundo informações da PF. A operação foi deflagrada em nove Estados - Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso e São Paulo - e no Distrito Federal. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222720/visualizar/