Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 08 de Junho de 2007 às 18:21

    Imprimir


Positivo. Esse é balanço dos quatro primeiros dias de exibição do Guará Festival de Cinema Ambiental. Na abertura do festival, no úlimo dia 4, o público preencheu todos os 500 assentos para assistir aos filmes exibidos no primeiro dia. Entre os presentes estavam o deputado estadual do PT, Alexandre César, a artista Vera Capilé, o diretor do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, Luís Borges e outras personalidades do meio cultural mato-grossense.

Uma das diretoras do Festival, Caroline Araújo, falou sobre o sucesso de público. “Nós tínhamos uma grande expectativa de que o público que freqüenta o festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá e outros eventos que abordam o audiovisual em MT comparecessem ao nosso festival. Mas o que deixou a gente mais contente foi ver que a maioria do público era composta por rostos desconhecidos. Outra coisa que foi gratificante foi ver a quantidade de famílias que prestigiaram o festival. Famílias inteiras, pais com filhos, assistindo todos os filmes. Foi muito emocionante”, destacou Carol.

O público se emocionou com o documentário ‘Estamira’, de 115 minutos, que conta a história de Estamira, mulher de 63 anos que sofreu diversos traumas pela vida. Morando sozinha num barraco em Campo Grande (RJ), longe dos seus três filhos, ela reencontra aos poucos uma razão de viver no trabalho no lixão do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias - onde ela encontra alimentos, objetos, cuida de novos amigos e faz discursos irados ao vento, ás vezes em uma língua inventada pela própria Estamira.

No segundo dia (05.06) foram exibidos três curtas, um média e um longa. O curta ‘Coque do Buriti’ foi o que mais recebeu aplausos do público. O vídeo conta a trajetória de vida de um artesão e tocador de viola que, por amor a música, consegue superar a sua deficiência física e a discriminação criando um método único de confecção de viola de buriti, a partir da coleta e corte de palmeiras de buriti, que são retiradas do brejo; ao mesmo tempo, demonstra o manejo sustentável de como preservar esse ecossistema.

O documentário ‘Serra da Desordem’, último filme exibido na quarta-feira (06.06), documenta a história do índio Carapirú, um índio nômade que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos ele perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2000 km de distância de sua fuga inicial.

Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Ferreira Possuelo, em uma semana ele se torna manchete por todo país e centro de uma polêmica entre antropólogos e lingüistas em relação à sua origem e identidade. Na tentativa de identificar sua origem ele reencontra um filho, com quem retorna ao Maranhão. Porém o que Carapirú encontra ao retornar já não está mais de acordo com sua vida nômade.

Na quinta-feira (07.06), o filme ’O Profeta das Águas’ foi bem recebido pelo público. O estudante de arquitetura Allan Júnior foi um dos que ficaram emocionados com a história de do profeta Galdino. “Achei o filme interessante, é bom ver que tem gente que não tem medo de lutar por aquilo que acha certo”.

Oficinas

As quatro oficinas de Audiovisual (Montagem, Roteiro, Fotografia e Iluminação e Animação) foram assistidas por 80 alunos. Entre as oficinas de Educação Ambiental, a UFMTrilha e o Túnel dos Sentidos foram as que mais receberam visitantes. A primeira recebeu um público de 400 pessoas. A segunda recebeu, só no primeiro dia, 300 visitantes. Até ontem (07.06) a organização tinha contabilizado mais de mil visitantes no Túnel dos Sentidos. A Mostra Infantil de Cinema de Cuiabá (MICC) recebeu a visita de aproximadamente 1.500 crianças. As duas mesas redondas e a audiência pública realizada na Assembléia Legislativa receberam um total de 500 pessoas.

Encerramento

O festival termina amanhã (09.06), com a Mostra dos Homenageados e a Cerimônia de Encerramento, que será realizada na Arena do festival, no estacionamento do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O festival tem o apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá, do Governo Estadual de Mato Grosso e do Conselho Municipal e Estadual de Cultura.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222846/visualizar/