Inscrições para o Enem terminam dia 15 de junho
O Enem será realizado no dia 26 de agosto deste ano. De acordo com o Ministério da Educação, o objetivo do exame é, principalmente, avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica.
Quem quiser participar do Enem poderá se inscrever nas agências dos Correios de todo o país ou no site do Inep. Os estudantes não são obrigados a fazer o Enem. Poderão participar os alunos que vão concluir o ensino médio em 2007 e os que já concluíram em anos anteriores.
A prova tem 63 questões objetivas de múltipla escolha sobre várias áreas do conhecimento, além de prova discursiva.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode auxiliar os estudantes que estão concluindo, ou que já concluíram, o ensino médio a serem aprovados em alguns dos vestibulares mais concorridos do Brasil.
Atualmente, o exame faz parte do processo seletivo de 560 instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país, entre elas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), federais de São Paulo (USP), a Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Cada instituição é autônoma para decidir como utilizar a nota dos candidatos.
Aqueles que já realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio em anos anteriores também podem utilizar sua nota para ingressar no ensino superior. Eles podem fazer o exame novamente, para tentar melhorar seu desempennho, ou solicitar a utilização da nota de exames anteriores. O Ministério da Educação mantém, por cinco anos, um banco de dados sigiloso com todos os resultados. A lista com todas as instituições que já utilizam o Enem em seus processos seletivos está disponível na página eletrônica do Enem.
O Enem permite ao aluno participar de outras ações do governo, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). No primeiro semestre de 2007, só se inscreveu no ProUni o estudante que obteve nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais) no exame.
Comentários