Geller é indicado para debater o endividamento com ministérios
Além dos ministérios e da Comissão de Agricultura, participam do Grupo de Trabalho representantes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB).
O deputado Néri Geller informou ontem que preliminarmente já foi decidico em conjunto com os ministérios a contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realizar uma auditoria e um estudo técnico sobre o endividamento dos produtores rurais. "É importante que além dos técnicos do governo e da Câmara, tenhamos o acompanhamento técnico de uma instituição independente e de credibilidade como a FGV", disse Geller.
A primeira reu
nião oficial do grupo instituído acontece na próxima terça-feira, 12 de junho, quando será definida a metodologia do trabalho e os prazos para as conclusões que deverão balizar as decisões dos ministérios da Fazenda e Agricultura sobre o endividam
ento rural.
A decisão de formar o grupo técnico ocorreu com a convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para prestar esclarecimentos na Comissão de Agricultura da Câmara. "Finalmente abrimos um canal sério de conversação para tentar resgatar do caos o setor produtivo agrícola", comemorou Geller. Para ele, este é o primeiro passo na direção de uma solução para os agricultores que começam a ter suas dívidas executadas em razão da incapacidade de pagamento gerada pela crise no setor.
Além de Neri Geller, participam do Grupo de Trabalho os deputados Luís Carlos Heize, Abelardo Lupion e Valdir Colatto. As conversações com o governo federal assumem, agora, caráter institucional. "Estamos todos na expectativa de conseguir sensibilizar o governo Lula sobre a gravidade da situação", disse Geller.
Comentários