Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Junho de 2007 às 18:35

    Imprimir


Vinte e dois trabalhadores participam do curso de doma racional, ministrado desde o dia 04 de junho no município de Matupá (695 km ao Norte de Cuiabá), por meio do projeto Parceria Rural – Pecuária. Este é o primeiro curso de doma deste ano e acontece na Fazenda Alegrete. O treinamento, que encerra nesta quinta-feira (07), conta com a participação de trabalhadores de cidades vizinhas de Matupá, como Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo.

A doma racional ensina o trabalhador do campo a lidar com cavalos, adquirindo resultados positivos no desempenho das atividades pecuárias. O treinamento envolve um método totalmente suave, sem o uso da violência com os animais. Durante as aulas são usadas ferramentas como cordas, lonas e bandeiras, tudo para condicionar o animal passivamente.

Segundo o coordenador do projeto, José de Abreu, os alunos estão impressionados com as técnicas de doma utilizadas atualmente. "Um dos participantes está acostumado a domar animais há muito tempo, mas através do método antigo, quando ainda utilizava-se a violência. Ele está surpreso com a doma racional", contou.

O curso é ministrado pelo renomado instrutor, Francisco Almir Bezerra, mais conhecido como ‘Mimi’, considerado um dos melhores domadores do país. No ano passado, foram qualificados 107 trabalhadores através da qualificação, beneficiando cinco municípios do Estado. O projeto Parceria Rural – Pecuária é desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223394/visualizar/