Curso de Técnicas Circenses está com as inscrições abertas
O curso será voltado para alunos e mestres, e também será aberto à comunidade em geral. Na primeira etapa da oficina serão ensinadas as modalidades tradicionais de circo - quase todas milenares- para então gradativamente introduzir as novidades cênicas fazendo um curso moderno e atrativo, principalmente tendo nos jovens seu público alvo.
As modalidades propostas são as seguintes: técnicas de perna de pau; monociclo; malabares; acrobacias em cama elástica; arame esticado (equilibrismo); trapézio; balé aéreo (tecidos e corda indiana); oficina de palhaço; teatro (enfatizando as farsas, esquetes e dramas tradicionais do circo); teatro de bonecos (representação com bonecos para o picadeiro).
As inscrições poderão ser feitas até no dia em que inicia o curso: 18 de junho. As aulas ocorrerão três vezes por semana, em três horas de atividades diárias, sendo ministradas por seis orientadores e três auxiliares. A oficina durará dois meses. A carga horária total é de 80 horas. O aluno poderá escolher entre os períodos vespertino e noturno. Estima-se uma turma de 60 alunos por período.
No encerramento deste módulo de 80 horas, será montado um espetáculo com os alunos e os profissionais instrutores, para ser apresentado a toda comunidade e a quem se interessar.
O trabalho da associação iniciou informalmente nos bairros, loteamentos e ocupações clandestinas no município de Cuiabá/MT. Em julho do ano 2000, os voluntários engajados à atividade deram início ao “Projeto Leite de Pedras” numa área entre os Bairros Canjica e Bosque da Saúde, atendendo 50 crianças e jovens com oficinas de artes circenses e teatro.
Neste mesmo ano, o grupo instalou-se na praça “Chico Jacaré” no Bairro Lixeira, ampliando o atendimento às crianças dessa localidade. O uso do local resultou de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, dando início a um trabalho de recuperação ambiental envolvendo a comunidade. Na área foram instalados um “picadeiro de bolso” e duas tendas, criando um espaço multiuso.
No ano de 2001, o grupo encenou a peça “Abra as Páginas do Meu Coração” (com a finalidade de incentivar a leitura), sendo assistida por 4.500 pessoas.
O custo total da Oficina de Técnicas Circenses fica estipulado em R$ 120,00, por aluno, pelos dois meses de curso. As demais despesas como figurino, adereços, maquiagem e cenários para o espetáculo de encerramento deverão ser confeccionados ou montados pelos alunos, a partir de roupas usadas e sucatas. A idade mínima para fazer o curso é de 10 anos. Os horários das aulas serão das 14h30 às 17h30 e das 19h30 às 22h30, mas poderão sofrer alterações de acordo com a turma.
A ficha de inscrição deve ser entregues nos seguintes locais: Secretaria de Estado de Cultura, no setor de Intercâmbio Cultural, na Secretaria Municipal de Cultura, com assessoria de comunicação, no Univag bloco D, coordenação de saúde. Outras informações nos telefones (65) 3613-9214, (65) 3025-7490, (65) 3688-6185, ou (65) 3688-6108.
A ficha de inscrição pode ser encontrada no site da Secretaria de Estado de Cultura (www.cultura.mt.gov.br) ou diretamente nos locais de inscrição.
LEITE DE PEDRAS
Laboratório Cênico já ministrou oficinas, participou de campanhas educativas e apresentou peças e performances artísticas em festas, ruas e teatros de Cuiabá ou outros municípios e Estados, junto a diversos órgãos e empresas.
A entidade já recebeu o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e o reconhecimento da Unesco, através do prêmio “Artífice da Paz”. No momento a trupe está em fase conclusiva de um antigo projeto: a 1ª Escola de Circo e Artes Múltiplas do Estado de Mato Grosso.
Comentários