Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 05 de Junho de 2007 às 04:34
Por: SONIA FIORI

    Imprimir


O senador Jayme Campos (DEM) afirmou que o partido deixará de ser coadjuvante para caminhar com as próprias pernas nas próximas eleições. O cenário de articulações às eleições não dispensará alianças com partidos como o PSDB. Contudo, o partido cobrará a liderança da disputa, deixando de ocupar o posto de vice.

As avaliações de Jayme remetem ao quadro que se projeta no município de Sinop. O DEM, então PFL, apoiou a candidatura do prefeito Nilson Leitão (PSDB) durante o pleito de 2004. Desta vez, a parceria poderá continuar, frisou Campos, mas a inversão da liderança de chapa deverá ser confirmada, pontuou. “O DEM sempre apoiou vários partidos. Agora é a nossa vez de receber esse apoio. Vamos deixar de ser coadjuvantes”, observou.

Em Cuiabá, em princípio, a aliança entre o DEM e o PSDB está descartada. As articulações do prefeito Wilson Santos visam uma aproximação com o DEM. O chefe do executivo teria iniciado conversa com o vereador Deucimar Silva (DEM) com a possibilidade de o parlamentar ocupar uma pasta na estrutura municipal. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) ou a Secretaria ainda em fase de estruturação, de Desporto, são cogitadas para a coordenação de Deucimar.

Segundo Jayme, a possibilidade de o parlamentar aceitar o convite não afetará o projeto de construção de candidatura própria do DEM na Capital. “Ele pode aceitar. Não tem nada haver. O partido deverá disputar a Prefeitura com o Anildo Lima Barros à frente do projeto”, frisou.

Jayme lembrou ainda que o DEM não dispensará avaliações sobre futuras composições e que todos os partidos passarão pelas análises da legenda. O senador negou a chance de o DEM aliar-se ao PSDB, numa demonstração de força opositiva ao governo Blairo Maggi (PR). Segundo Campos, o DEM firmará composições com o PSDB de acordo com os debates internos da legenda. No entanto, ressaltou que as alianças futuras se remetem às questões de âmbito municipal e que cada caso é um caso.

Durante a reunião realizada ontem na sede do diretório regional, Jayme destacou os trabalhos do partido que agora seguem novas diretrizes por meio da modernização prevista pelo DEM. Campos disse ainda que o cenário de disputa poderá trazer muitas mudanças, já que o objetivo no momento é estruturar as comissões provisórias municipais.

“Nós estamos começando agora esse processo de consolidação das comissões municipais do DEM. Tudo começa a ser discutido agora. É muito cedo e as composições ainda serão avaliadas pelos membros do partido”, enfatizou. No Estado o DEM inicia processo de organização para seguir os moldes da legenda ditados pela nacional do DEM. Com as baixas sofridas pelo ex-PFL durante o último pleito, surgiu a nova denominação e ainda uma nova proposta de ações da legenda. A nova estrutura do DEM em Mato Grosso também tentará recuperar o prestígio e mostrar a força política da legenda no Estado. Municípios como Cuiabá, maior colégio eleitoral do Estado, deverá receber maior empenho da legenda para confirmar projetos próprios para o pleito de 2008.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223558/visualizar/