Mato Grosso se prepara para receber a tocha do Pan
Na capital, a tocha sairá do Centro Geodésio da América do Sul por volta das 14h30. Desce a avenida Barão do Melgaço, contorna nas imediações do Aquário Municipal, segue pela Beira-Rio até a ponte do Coxipó. Novo contorno é feito em frente à Gráfica Sereia. Na seqüência a tocha desfila pela Fernando Correa da Costa, Jardim das Américas, estrada do Moinho, Jardim Itália, avenida Dante de Oliveira, bairro Bela Vista e Memorial do Papa João Paulo II, onde haverá uma parada de 30 minutos.
A chama recomeça seu desfile passando pelo CPA 3, CPA 4, CPA 2 (praça cultural) e retorno rumo ao bairro Morada do Ouro, pela avenida Brasil. Na seqüência, avenida Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, passando por frente do Parque Mãe Bonifácia e outro contorno no trevo do Santa Rosa. As últimas passadas ocorrem nas avenidas 31 de Março, Isaac Povoas e Joaquim Murtinho até sua chegada na Praça Alencastro. Serão 28 quilômetros e durante o trajeto, a chama será conduzida por mais de 80 pessoas entre atletas, autoridades e personalidades regionais.
Cuiabá representará a Nicarágua, um dos países participantes do Pan. Da Capital mato-grossense, a tocha segue no dia seguinte para Campo Novo dos Parecis, onde acontece os Jogos Interculturais Indígenas. De lá, a chama vai para Campo Grande (MS).
Ainda são definidas as pessoas que conduzirão a chama. O nadador Felipe Lima, recordista sul-americano dos 50 metros nado peito pode ser o primeiro a carregá-la. Outros convidados são Yolen Pinto, vice-campeã brasileira juvenil de natação, o ex-jogador Ruíter Jorge de Carvalho (representando o futebol), o radialista Dirceu Carlindo (imprensa) e os humoristas Nico e Lau (cultura). A extensa lista de convidados ainda tem a Rainha do Peladão Luara Gomes (terceira colocada no concurso Miss Brasil Globo 2007).
“Temos o privilégio de receber pela primeira vez a tocha olímpica do Pan-Americano. Estamos nos preparando, tomando todas as providências e firmando toda estrutura para receber a equipe do Pan-2007”, salientou o prefeito Wilson Santos.
Para o diretor de Desporto e Lazer da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Pedro Sinohara, a vinda da tocha do Pan para a cidade é outro acontecimento expressivo para o esporte local. “Cuiabá vai contemplar a passagem da tocha e desta forma, também estaremos fazendo parte dessa grande festa que é o Pan”, destacou.
A chama pan-americana chega ao Brasil, nesta terça, dia 5, em Porto Seguro (BA), onde o cacique da Tribo Pataxó da Barra Velha, a "Aldeia Mãe" do País, Tururi, fará uma bênção indígena à tocha, na presença do Governador do Estado, Jacques Wagner, e do Prefeito de Porto Seguro, Janio Natal. De lá, a Chama segue para Santa Cruz Cabrália, onde tem início ao revezamento. O ex-atleta Wilson Gomes Carneiro, 77 anos, primeiro medalhista brasileiro em Pan-americanos, será o primeiro condutor.
Os Jogos Pan-Americanos serão sediados no Rio de Janeiro em uma festa que reunirá 6.800 atletas de 42 países. A competição será uma celebração sem precedentes do esporte e da cultura no Brasil. Nada menos do que 42 municípios brasileiros sediarão a passagem da tocha, representando simbolicamente os 42 países participantes dos jogos. A chama só deve chegar ao Rio de Janeiro no dia 13 de julho, para a abertura do Pan.
Comentários