Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Junho de 2007 às 10:12
Por: André Xavier

    Imprimir


Sinop, MT - O governador Blairo Maggi assinou vários termos de cooperação firmando parcerias em Sinop (500 Km ao Norte de Cuiabá), neste sábado (02.06), em sua visita ao município. Entre elas, o que o Governo do Estado assume a administração, manutenção e operação do aeroporto de Sinop (500 Km ao Norte de Cuiabá).

O termo de cooperação técnica foi assinado pelo governador Blairo Maggi e o vice-prefeito do município, Aparecido Granja, durante a cerimônia de inauguração da ampliação e reforma da unidade local do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceprotec). Pelo termo, o Governo do Estado irá cooperar com a Prefeitura na execução das benfeitorias necessárias e exigidas pelo Ministério da Defesa por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Governo do Estado vai contribuir também com a doação de 15 mil litros de óleo diesel para a manutenção de 88 quilômetros de rodovias em Sinop. Na mesma solenidade, o governador assinou outro termo de cooperação, desta vez, com a Associação dos Produtores da Estrada Cruzeiro do Sul (Apecsul), para a pavimentação de um trecho de 200 quilômetros, no entrocamento da MT-220 e BR-163. O Governo do Estado entrará com 65 mil litros de combustível.

O governador, a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi ,e o presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart e a diretora da unidade, Leozenir Severo da Silva assinaram também o termo de cooperação que possibilita a realização do curso de formação inicial e continuada de trabalhadores, com a oferta de 390 vagas. Além disso, o centro qualificará 150 gestores e líderes comunitários dos 26 bairros do município. O termo foi firmado com a União Sinopense de Associações de Moradores de bairros representada pelo seu presidente, Nataneal Correia de Queiroz.

Em sua fala, o presidente do Ceprotec destacou o empenho do governo do Estado para a qualificação profissional. “O Ceprotec procura atender àquelas pessoas que não têm condição de deslocamento para o seu aperfeiçoamento profissional. É uma experiência única no país e ela é também a garantia de que os impostos recolhidos dos cidadãos voltem em benefícios deles próprios. O Governo é apenas um gestor desses impostos e o Ceprotec é uma das ferramentas importantes deste governo para melhorar a qualificação profissional no Estado, possibilitando a oferta de mão-de-obra qualificada para as empresas que estão investindo aqui”, enfatizou Caldart.

Ao todo serão oferecidos oito cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores. São eles: Gerenciamento para Líderes Comunitários, Corte e Costura, Assistente Administrativo com ênfase em Finanças, Marcenaria (aproveitamento de madeira), Doces e Salgados, Pedreiro, Eletricista e Mestre de Obras. Segundo a diretora da Unidade do Ceprotec de Sinop, Leozenir Severo da Silva, os cursos serão realizados nos próprios bairros, em escolas estaduais, igrejas e clubes de mães.

No local foi construído um amplo laboratório para os alunos do curso técnico de Construção Civil. A unidade possui ainda, canteiro de obras, salas de prancheta, cizalhamento, adensamento de solo, depósito de materiais e almoxarifado. Foram construídos ainda guarita, cantina e um almoxarifado central. O laboratório de Microbiologia também foi reformado.

Segundo Luiz Fernando Caldart, além da ampliação, a unidade de ensino passou por algumas adequações com o objetivo de garantir um melhor funcionamento. Na obra foram investidos R$ 400. Além de Sinop, as mesmas benfeitorias estão sendo realizadas em Alta Floresta e Rondonópolis. As obras de ampliação da unidade de ensino de Barra do Garças foram inauguradas no mês de agosto do ano passado.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223700/visualizar/