Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 04 de Junho de 2007 às 08:21

    Imprimir


A senadora Serys Marly e o deputado federal Carlos Abicalil se lançaram pré-candidatos a prefeito de Cuiabá pelo PT mas, no fundo, somente para marcar posição. É tudo balão de ensaio, já que ambos não estão dispostos a enfrentar a corrida sucessória. Ainda abatida com as acusações de caixa 2 na campanha de 2004, a legenda petista vive uma incógnita quanto ao pleito na Capital. De um lado, não possui, com exceção de Abicalil e de Serys, um nome com visibilidade eleitoral capaz de contrapor as candidaturas do prefeito tucano Wilson Santos e do líder nas pesquisas, o populista e deputado Walter Rabello (PMDB). Por outro, o PT sabe que dificilmente fechará aliança com o governo Maggi na Capital. Ocorre que o PR do governador é presidido pelo deputado Sérgio Ricardo, que não abre mão de uma nova disputa e, ao menos publicamente, conta com respaldo de Maggi.

Segundo alguns petistas, o erro foi, na hora de costurar aliança com o Palácio Paiaguás, que resultou na nomeação de Ságuas Moraes e de Vera Araújo para o comando da Educação, não ter definido também a política de aliança para 2008 entre PT e PR.

Agora, internamente, a maioria da militância defende candidatura própria. Alguns nomes são apontados como alternativas para cabeça de chapa, como do professor Wanderlei Pignati, do ex-deputado Gilney Viana, da ex-deputada Vera Araújo e até do presidente do diretório de Cuiabá, Jairo Rocha. Nas discussões, a idéia predominante tem sido a de encarar projeto próprio, mesmo sabendo da chance remota de eleição. A estratégia seria empurrar o pleito para o segundo turno, a exemplo do que ocorreu em 2004.

Nome de maior peso eleitoral do quadro petista, Abicalil já adiantou que só entraria numa disputa ao Palácio Alencastro sob duas condições: obter apoio do governador Maggi e do PR e se conseguir unanimidade dentro do PT. O problema é que a agremiação petista, com várias correntes e tendências, está rachado e, Maggi, não tem como abrir mão de projeto próprio na Capital.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223727/visualizar/