Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 03 de Junho de 2007 às 14:32

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo que a distância entre o Brasil e a Índia não pode ser um problema para as relações comerciais entre os dois países.

"Se nós levarmos em conta o tamanho da Índia e o tamanho do Brasil e o potencial de crescimento dos dois países, eu penso que é uma meta possível de ser alcançada, sobretudo se nós despertamos tanto nos empresários indianos quanto nos empresários brasileiros a idéia de que a distância não pode ser um problema entre Brasil e Índia", afirmou Lula, em Nova Delhi (Índia).

O presidente chegou hoje à capital indiana para uma visita de três dias. À noite, Lula terá jantar privado com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, na residência oficial, segundo reportagem da BBC.

Em entrevista a jornalistas brasileiros, o presidente ressaltou o Brasil tem potencial e "dinâmica econômica" e que o crescimento das exportações para a Índia depende muito da relação que está sendo construída.

"Nós já evoluímos muito. Nos últimos anos, nós praticamente dobramos as exportações, e é possível dobrar ainda mais a balança comercial. E eu estou convencido não apenas das exportações, mas da parceria que pode ser feita entre indústrias indianas e brasileiras", disse.

Questionado sobre o motivo da visita, se tinha caráter político ou se para explorar a relação comercial, Lula respondeu que era um misto dos dois.

"Primeiro, ela [a visita] tem um fundo comercial muito grande, depois ela tem um interesse político, porque a Índia é considerada a nossa parceira estratégica, terceiro porque a Índia é um parceiro importante nas discussões da OMC", afirmou o presidente, ao lembrar que a Índia e o Brasil têm trabalhados juntos.

"Nós temos problemas similares, temos virtudes similares, portanto, um bom entendimento entre o governo da Índia e o governo do Brasil, entre os empresários brasileiros e empresários da Índia, eu acho que saem ganhando os dois países", explicou.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223837/visualizar/