Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 02 de Junho de 2007 às 18:09

    Imprimir


Do G1 - O café da manhã, a primeira refeição dos brasileiros, está mais cara para o consumidor, mês a mês, desde o início do ano. De janeiro a maio deste ano, o preço médio do café subiu 14,78% e o do leite, 12,59%. Os números são da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio e estão bem acima do índice de preços ao consumidor registrado nos primeiros cinco meses do ano: 2%.

Café e leite são dois produtos essenciais na cesta básica dos brasileiros. Por isso, os aumentos nos preços pesam no orçamento doméstico e o consumidor vem sentindo a diferença na hora de fazer as compras.

“Vale sempre uma dica de procurar as promoções, nunca comprar demais este produto. Tudo isso são medidas de economia que podem favorecer o consumidor”, aconselha André Braz, economista da FGV.

Segundo economistas, a explicação para os aumentos é uma combinação de clima e safra, e do aumento das exportações, o que reduziu a oferta no país, principalmente no caso do leite.

"Existem diversos países procurando o leite para comprar para cumprir os seus programas sociais e o abastecimento interno desses países. Se aumenta a procura, aumenta o preço”, explica Rodrigo Alvim, da Câmara do Leite do Ministério da Agricultura.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223958/visualizar/