Índice de criminalidade apresenta redução na Grande Cuiabá
O número de mortes violentas (homicídios + roubo seguido de morte) neste período caiu de 26 para 23, o que significa redução de 11%. Outra redução significativa foi registrada também nos números de furtos e roubos, que caíram 21% e 14%, respectivamente. Em maio de 2007 foram registrados 1.230 furtos, contra 1.572 registrados no mesmo período de 2006. Quanto aos roubos foram registrados 676 casos em maio deste ano, contra 792 em maio de 2006. Também foi registrado redução, de 16%, no caso de estupros entre maio deste ano e o mesmo período de 2007.
Mesmo com a redução dos índices, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, entende a necessidade de reforçar o trabalho e implementar, cada vez mais, políticas públicas de segurança. “A redução da criminalidade está aquém do que esperamos. Mesmo comprovada a redução o número está muito alto, mas estamos concentrando esforços para reduzir esses números e garantir a segurança da população”, declarou.
Brito ressaltou também que um dos trabalhos implementados para continuar reduzindo esses indicadores é a implantação das Bases Comunitárias de Segurança, que estão sendo inauguradas na Grande Cuiabá. “Já inauguramos cinco Bases Comunitárias, que oferecem serviços de registros de ocorrências, emissão de carteira de identidade, através da Perícia Oficial e Identificação Técnica, orientações, além de projetos sociais”.
As Bases Comunitárias estão sendo implantadas nos espaços das antigas Companhias Comunitárias, que funcionavam apenas com o efetivo da Polícia Militar. Atualmente, as Bases funcionam com efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Politec. Até o final de junho serão inauguradas 16 Bases Comunitárias de Segurança na Grande Cuiabá.
Comentários