AMM realiza III Congresso Mato-grossense de Direito Municipal
O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, destacou a importância da participação dos representantes dos municípios no evento, que debaterá inovações jurídicas inerentes ao gerenciamento municipal. “As transformações sociais, políticas e econômicas que vêm ocorrendo de forma acelerada, trazem inovações jurídicas que exigem servidores e gestores públicos preparados para conviver com a complexidade que é a administração pública e a AMM tem procurado propiciar isso aos agentes públicos municipais”, salientou.
Na abertura está programada uma homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Gilmar Ferreira Mendes, um dos mato-grossenses de maior destaque nacional. Na ocasião, Mendes vai ministrar uma palestra sobre a Aplicabilidade da Lei de Improbidades Administrativas aos Agentes Políticos.
O ciclo de palestras vai contar também com a presença dos seguintes juristas: Alessandra Panizi, que falará sobre o Plano Diretor Ambiental - Estruturação e Implementação do Sistema Municipal de Gestão do Meio Ambiente; Fábio Petengill, que vai abordar o tema: Protesto da Certidão da Dívida Ativa pelo Município; Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira, que vai falar sobre Financiamento e Propaganda Eleitoral à Luz da Lei 11300/06 e o tema: Reforma Política- Fidelidade Partidária; Wladimir Antônio Ribeiro, que fará uma exposição sobre Consórcios Públicos Intermunicipais; François Bremaeker, que tratará sobre Reforma Política: Pacto Federativo/Autonomia/Redutor FPM; Ivan Barbosa Rigolin, que falará sobre Defesa dos Municípios perante os Tribunais de Contas e o tema: Licitações e Contratos – Aspectos Atualmente Controvertidos nas licitações; João Vicente Scaravelli, que vai abordar a Concessão vs Privatização; Maurílio Arruda, que falará sobre Institutos de Previdência Municipal – Aspectos Controvertidos e Viabilidade, e Diógenes Gasparini, que proferirá palestra sobre o Servidor Público – Questões Concretas sobre Concurso, Cursos de Aperfeiçoamento Penalidades e o tema: Licitações e Contratos – Aspectos Ainda Controvertidos dos Contratos Administrativos.
O evento contará com o patrocínio da Caixa de Assistência aos Advogados de Mato Grosso, site jurídico Ejur, Caixa Econômica Federal, Agenda Assessoria Previdenciária, Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Banco do Brasil, Rede Cemat e Café Cancun. Os participantes vão receber certificado de 20 horas.
Congressos anteriores – O Congresso Mato-grossense de Direito Municipal já foi promovido em 2002, 2005 e já está se tornado um evento tradicional realizado pela AMM. Entre os temas debatidos nos anos anteriores destacam-se: O Município e o Estatuto da Cidade; Licitações e Contratos Administrativos; Reforma do Judiciário; Parcerias Público-Privadas, Reforma Tributária, Controle de Atos Administrativos, Processo Administrativo e Judicial Tributário, entre outros.
Inscrições - As inscrições para o III Congresso Mato-grossense de Direito Municipal devem ser enviadas para a AMM, através do e-mail: juridico@amm.org.br / capacitacao@amm.org.br A ficha de inscrição está disponível no site: www.amm.org.br Mais informações na Coordenação Jurídica da AMM: (65) 2123-1252 e no Centro de Capacitação da instituição: (65) 2123-1214. O valor do investimento são dois quilos de alimento não perecível ou R$ 10,00 (dez reais) que serão doados à Casa Transitória (Cuiabá) e à Fundação Nova Suíça (Várzea Grande).
Comentários