Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 31 de Maio de 2007 às 14:28
Por: Marcelo de Moraes

    Imprimir


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já descartou qualquer possibilidade de se licenciar do posto ou até mesmo do mandato de senador enquanto são feitas as investigações sobre o suposto pagamento de contas pessoais suas pela construtora Mendes Júnior, dentro de um processo de reconhecimento de paternidade. Contrariando o que dissera no dia anterior, Renan garantiu ontem a interlocutores que tem provas para demonstrar que usou recursos próprios para pagar, de 2004 a 2005, uma pensão para a jornalista Mônica Veloso, mãe de uma filha sua.

Afirmou também que têm o apoio político de 80 dos 81 senadores (ele se inclui nessa contabilidade política), restando apenas convencer o senador Jefferson Pérez (PDT-AM), que defendeu seu afastamento das funções. Através de seus advogados, o senador alagoano enviou hoje ao corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), documentos que acredita serem suficientes para provar sua inocência, incluindo extratos com movimentações bancárias que demonstrariam que usou recursos próprios para pagar a pensão e não foi favorecido irregularmente por nenhuma empresa.

Com esses documentos, que continuam não sendo exibidos pelo senador ou por seus advogados, Renan acredita ser possível barrar definitivamente qualquer pedido de abertura de processo de cassação por quebra de decoro e encerrar o episódio. Para aliados, o presidente tem dito que é preciso conservar a serenidade durante todo o processo. Reconhece que a importância do seu cargo aumenta a dimensão do caso, mas avalia que só está conseguindo garantir o apoio dos outros senadores porque se expôs e contou no plenário, na segunda-feira, todos os detalhes de um caso extremamente pessoal.

O senador também não se arrepende de ter feito seu pronunciamento sobre o caso enquanto ocupava a Presidência da sessão. Alguns senadores avaliam que ele deveria ter cedido a condução da sessão para outro parlamentar e ocupado a tribuna, abrindo mão da hierarquia do comando da Casa para apresentar suas explicações.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224387/visualizar/