Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 31 de Maio de 2007 às 08:59

    Imprimir


Seguindo o exemplo do presidente Lula, Blairo Maggi resolveu criar o Conselho de Governo. Será uma forma de chamar outros segmentos à responsabilidade de governar. Preocupado com as constantes crises pelas quais a sua administração vem passando, o governador buscou respaldo na Constituição Estadual para instituir o tal Conselho, que terá participação de outros Poderes, dos partidos políticos e de segmentos sociais e empresariais.

Maggi também decidiu descentralizar o poder. O seu vice Silval Barbosa será espécie de um governador paralelo. Terá a missão, por exemplo, de resolver os "pepinos" diretamente com os secretários e de se aprofundar nas articulações junto aos deputados. Assim, Maggi fica mais "solto" para se dedicar às discussões em âmbito nacional. Como governador, o rei da soja não tem mais o ânimo e empolgação vivenciado no primeiro mandato.

Os maiores problemas administrativos enfrentados estão na segurança pública, educação e meio ambiente. Apesar de haver a sensação pública de que o governo patina, Maggi contrapõe, ao afirmar que já deu arrancada e que estão ocorrendo avanços. Não deixa, porém, de demonstrar preocupação com o baixo nível escolar registrado na rede pública de ensino. Também busca melhorar a imagem ruim do Estado, inclusive no exterior, por causa do alto índice de desmatamento.

Por fim, vem a segurança, abalada com as últimas operações desastrosas da Polícia Militar. Primeiro, PMs agrediram e torturaram trabalhadores durante uma ação de desarmamento em fazendas na região do Araguaia. Depois, matou um menor e deixou vários feridos durante uma simulação de combate a sequestro no Jardim das Flores, em Rondonópolis.

Diante de toda complexidade de tocar uma máquina lenta, burocrática e marcada por falta de recursos para investimentos, o governador concluiu que é preciso chamar os Poderes e os segmentos organizados para opinar. Como a solução para a maioria dos problemas passa pelo caixa, tudo indica que o governo continuará no mesmo ritmo.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224418/visualizar/