Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 30 de Maio de 2007 às 15:09
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


As cooperativas instaladas em Mato Grosso e constituídas com o objetivo de coletar materiais recicláveis contarão com o auxílio do Poder Público, por intermédio de incentivos, financiamentos e assistência prestada por pessoal técnico em reciclagem e cooperativismo, caso seja aprovado e sancionado pelo governo. Esta proposta é direcionada a grupos de catadores de lixo no sentido de se organizarem, construindo seus galpões, centros de triagem, prensas.

“É uma tentativa de melhorar as condições de renda, forma de trabalho, organização, gestão de trabalho e também o espaço no qual estas pessoas trabalham”, explica Riva.

No estado existem algumas cooperativas que têm como atividade principal a reciclagem do lixo. Há entre eles os catadores, que conforme Riva é necessário que o Poder Público financie a organização desses trabalhadores. “A tarefa é importante também para o resgate da auto-estima pessoal, pois eles saberão que não estão apenas catando lixo estão ajudando a sociedade e os cidadãos a viver melhor”, destaca Riva.

Os catadores de lixo estão por toda parte. Muitas famílias sobrevivem desta atividade. Eles formam um segmento que, com seu trabalho, reduz drasticamente o impacto ambiental dos resíduos sólidos. “Mesmo assim, ainda são bastante discriminados e é papel do governo oportunizar melhores condições a estas castas”, enfatiza Riva.

A reciclagem de resíduos sólidos é um instrumento de proteção ao meio ambiente impedindo que os lixões se reproduzam pelas cidades retornando ao uso os materiais que contribuiriam com a degradação ambiental.

Alumínio, cobre e plásticos estão entre os mais visados por seus valores comerciais e utilidade.





Fonte: Assessoria de Gabinete

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224561/visualizar/