Parlamentares federais discutirão em MT fomento ao turismo brasileiro
Conforme o presidente da Fecomércio/MT e secretário de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Pedro Nadaf, o encontro tem como objetivo reunir os representantes do parlamento brasileiro para debater questões fundamentais ao desenvolvimento do ecoturismo no Brasil, além de aspectos relativos à inclusão social proporcionada pelo fomento das atividades turísticas em diferentes regiões do país. Nadaf reforçou que serão apresentadas aos senadores e deputados participantes do encontro as principais ações educativas do Senac e do Sesc, dirigidas ao Turismo, à Hospitalidade e à Educação Ambiental.
No dia 1º de junho, a abertura oficial do evento está prevista para às 8 horas, com pronunciamento dos representantes da CNC e da diretora do Centro de Excelência de Turismo da UnB, Núbia David Macedo. A mesa-redonda ocorrerá às 9 horas, sendo moderadoras a senadora Lúcia Vânia (GO) e a deputada Lídice da Mata (BA). Às 9h15min será apresentado pela professora da UnB, Iara Brasileiro, o trabalho “Ecoturismo: Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social” e às 9h45min, “Gargalos e Oportunidades de competitividade do Turismo Brasileiro”, pelo professor Ângelo Divino.
A terceira apresentação terá o tema “Turismo: Contabilidade Social e Combate à Pobreza no Brasil”, com a professora Maria de Lourdes Rollemberg Molo e o último trabalho “Projeto Sesc Pantanal”, será exposto pelo supervisor da Estância Ecológica Sesc Pantanal, Nivaldo da Costa Pereira. Ao final dos trabalhos, será realizado debate e preparado o documento com os pontos principais de atuação do Legislativo, elencados durante o debate, em favor ao desenvolvimento do Turismo Sustentável no país.
Os parlamentares confirmados para a visita técnica são os senadores: Adelmir Santana (PFL – DF); Jonas Pinheiro (PFL – MT); Lúcia Vânia (PSDB – GO); Rosalba Ciarlini (PFL – RN) e os deputados: Abelardo Camarinha (PSB – SP); Alex Canziani (PTB – PR); Asdrúbal Bentes (PMDB – PA); Cida Diogo (PT – RJ); Djalma Berger (PSB – SC); Edson Santos (PT – RJ); Eugênio Rabelo (PP – CE); Fátima Pelaes (PMDB – AP); Gilmar Machado (PT – MG); Joaquim Beltrão (PMDB – AL); Jurandil Juarez (PMDB – AP); Lídice da Mara (PSB – BA); Moreira Mendes (PP – RO); Suely Vidigal (PDT/ES); Valadares Filho (PSB – SE) e Wanderley Alves de Oliveira (PSC – TJ).
Sesc Pantanal - A Estância Ecológica Sesc Pantanal foi escolhida para sediar o encontro por ser um espaço privilegiado de pesquisas e estudos ambientais, bem como de trabalhos sociais realizados junto às comunidades do entorno. O Projeto SESC no Pantanal envolve a operação do Hotel Sesc Porto Cercado, baseado na chamada “hotelaria verde” (sistema de gestão ambiental), e a gestão de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) com 106.644 hectares, do Parque Sesc Baía das Pedras com 4.200 hectares, do moderno Centro de Interpretação Ambiental e do Centro de Atividades do Sesc, em Poconé, onde são prestados diversos serviços à população local nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e esportes, entre outros.
Comentários