Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Maio de 2007 às 10:27
Por: Fernando Leal

    Imprimir


O deputado Wagner Ramos (PR) quer o Governo Federal se integrando ao processo de valorização das ações sociais, como forma de fortalecer a proposta do programa de certificação ao segmento empresarial privado e, com isso, reduzir as demandas do estado – principalmente nas regiões menos favorecidas.

Ele destacou a participação do governo de Mato Grosso – na atração de uma fatia considerável do setor – com a concessão do Certificado de Responsabilidade Social para as empresas que atuam no estado, mas pediu maior empenho de ambos.

“O programa de certificação às empresas que dão suas respectivas parcelas de contribuição para reduzir as demandas sociais em nosso estado tem valor inestimável. Temos muitas empresas preocupadas com o desenvolvimento social de Mato Grosso. A importância disso é enorme. Percebemos que as responsabilidades estão sendo divididas, não ficando mais, apenas, com o poder público”, comemorou Ramos.

Essa visão do parlamentar, no entanto, não o tirou de uma realidade que considera ainda de risco. Para ele, apesar das Casas da Criança, da Sopa, da Amizade e do Idoso – entre outras – ainda faltam vários modelos de incentivos para que o nível do trabalho desenvolvido até aqui seja mais abrangente e digno.

“Esses trabalhos sociais são desenvolvidos em cerca de 70% dos municípios maiores. Os menores, por sua vez, encontram dificuldades porque não têm condições financeiras para contratar profissionais que cuidem de um idoso ou de portadores de necessidades especiais”. O parlamentar citou a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), por exemplo, que – segundo disse – tem muitas dificuldades financeiras e, em vários casos, não tem veículo para transportar alunos.

Como sugestão para fortalecer os municípios menores, Wagner Ramos sugeriu a participação direta do governo federal na busca de maior fortalecimento dessas ações sociais. “O governo federal pode interagir também ‘adotando’ entidades. Se ele participasse nessa divisão de responsabilidades, haveria mais facilidades. Os municípios menores enfrentam dificuldades antigas como falta ou atraso de repasses financeiros, por exemplo. Com isso, as pessoas vão fazendo o que podem nos municípios, mas de forma precária”, lamentou o deputado republicano.

Ele lembrou que, atualmente, muitos municípios que tinham atividade garimpeira em Mato Grosso vivem com suas economias exauridas; os idosos, cada vez mais, passando dificuldades maiores; e sempre mais crianças sem tempo e sem lazer. E sugeriu: “Precisamos revitalizar nossas ações e difundir a necessidade de que mais empresas participem, cada uma dando sua contribuição nesse projeto de futuro para o país”.

Wagner Ramos – que participou do encontro, na Assembléia Legislativa, que tratou do Certificado de Responsabilidade Social – citou uma das empresas que conseguiu a certificação no ano passado e é tida como uma das favoritas para 2007 – a Unimed-Vale do Sepotuba, de Tangará da Serra.

“Ela desenvolve diversas ações importante envolvendo a sociedade, entre elas corridas contra hipertensão e passeios ciclísticos, e campanhas como contra o tabagismo. E tem os Médicos do Riso – profissionais de saúde que visitam hospitais alegrando a vida das crianças que estão internadas, dando-lhes balas, brinquedos... tentando transformar momentos de dor e de angústia em carinhos, sorrisos... em alegria”, disse. A empresa tem trabalhos sociais desenvolvidos em diversos bairros de Tangará da Serra, que vêm ganhando respaldo em nível estadual.

“Hoje, o governo do estado incentiva empresas que participam de projetos como esse. E com discussões importantes como essa – sobre a certificação, a Assembléia dá oportunidade de participação para a sociedade e seus setores organizados, e fortalece nossas convicções e argumentações na hora de elaborar leis. Essa mobilização também tem o poder de mostrar a todos o porquê de elas serem aprovadas e executadas”, concluiu Ramos.

Ele destacou a participação do deputado Humberto Bosaipo (DEM) na condução do encontro, que contou com a presença de diversos representantes do setor e empresas como Unic, Unimed-Cuiabá, Unimed-Vale do Sepotuba e Usinas Itamarati. Todas realizam trabalhos sociais de relevância para o estado.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224982/visualizar/