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Cultura
Sábado - 26 de Maio de 2007 às 18:06

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O escritor Paulo Coelho afirmou que a indústria editorial sofre de complexo de inferioridade e disse que o setor deve se inspirar nas estratégias de promoção de filmes como as do Festival de Cannes. Coelho está na cidade francesa.

"O que há em Cannes é muito revolucionário e acho que os editores de livros deveriam tomar como uma escola", disse.

Os conglomerados editoriais, acrescentou, 'devem ver como se faz a promoção de um filme, sair dessas coisas intelectuais que não chegam a ninguém, e ver como fazem aqui para modelar um pouco da energia que há em Cannes', defendeu.

A ligação do escritor com o cinema inclui a adaptação de três de seus livros. A primeira é "O Alquimista", cujos direitos cinematográficos ele cedeu no início da carreira.

Um filme pode promover um livro mas também pode derrubá-lo, disse o escritor.

"Todo dia ligam para minha agente em Barcelona para pedir os direitos dos meus romances. Não tenho nenhum interesse em vender. Acho que o filme tem lugar na cabeça do leitor", acrescentou.

Isso não impediu o escritor ceder os direitos de "Veronika Decide Morrer" e "Onze Minutos", um de seus últimos sucessos, em 2005. O contrato estabelece uma data limite de cinco anos. Se os filmes não forem realizados, Coelho recupera os direitos.

O escritor disse não pretender se intrometer no processo de nenhum dos três filmes, mas quer ir a vê-los quando estiverem prontos. Ele fez uma ponta na novela "Eterna Magia", transmitida pela Globo.





Fonte: 24 Horas News

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