Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 26 de Maio de 2007 às 14:06

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum inicio nesta sexta-feira (25), uma série de atividades com relação à Campanha Contra o Fogo Urbano. A campanha foi lançada na Câmara de Vereadores. Primeiramente as atenções serão voltadas às escolas do município, já que os estudantes têm um importante papel na sociedade. A campanha deste ano leva o slogan “Nova Mutum Contra o Fogo” e deve ser divulgada também através da visita dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde e toda a comunidade.

Fumaça perigosa

Segundo o secretário de Agricultura, Francisco Moraes Filho, serão realizadas palestras nas escolas e distribuição de panfletos destinados aos pais e ou responsáveis, visando esclarecer as conseqüências das queimadas. “As queimadas urbanas no município são visíveis e incomoda mais na época da estiagem, quando as folhas das árvores caem e, ao invés de serem ensacadas, são varridas, servindo de combustível para inúmeras fogueiras por toda a cidade. Aproveitando o fogo, as pessoas resolvem queimar de tudo, todo tipo de lixo e até pneus. Os resíduos que ficam no ar são respirados e se instalam nos pulmões, garganta, nariz e olhos”, explicou.

A fumaça é basicamente composta por gases e material particulado, tudo muito prejudicial à saúde. Mais de 70 produtos químicos já foram identificados na fumaça resultante das queimadas de vegetação (biomassa), sendo que muitos desses produtos são tóxicos ou têm ação cancerígena. Os gases tóxicos presentes na fumaça são aldeídos, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e monóxido de carbono.

Efeito estufa

Uma reação fotoquímica provoca a síntese de ozônio, que é um gás bastante tóxico e irritante para as mucosas das vias aéreas e dos demais órgãos. Nas elevadas alturas (17 a 21 quilômetros), o ozônio bloqueia parte da radiação ultravioleta, mas, aqui em baixo, é nocivo. Muito dióxido de carbono, também, é liberado pelas queimadas, contribuindo para o efeito estufa e aquecimento do planeta.

Mais de 90% da quantidade de partículas encontradas na fumaça, produzida pela queima de biomassa, consiste de partículas finas, que medem menos de um centésimo de milímetro, sendo invisíveis a olho nu. Atingem os pulmões, durante a inspiração do ar poluído. Essas partículas contém, além de carbono, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, muitos deles dotados de ação carcinogênica (causadoras de câncer), como o benzopireno.

Os moradores da cidade podem participar da campanha ou denunciar pelo telefone: (65) 3308 -1212.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225224/visualizar/