Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 16:12

    Imprimir


Quem nunca participou de uma festa caipira vestido a caráter? Os homens com roupas xadrez e aquele bigodinho postiço e as mulheres todas emperiquitada com traças e fitas no cabelo. Tudo vale para quem gosta de diversão nesta época do ano. Fogos, brincadeiras, quadrilha, fogueira e comidas típicas criam um ambiente pra lá de agradável e este deve ser o clima nos dois próximos meses em Nova Mutum.

Está programado para amanhã, dia 26 de maio, na Escola Municipal Cecília Meireles, no Bairro Parque do Sol, o início das tradicionais festas caipiras (maínas, juninas e julinas) do município. De acordo com a programação do Calendário Municipal de Eventos (www.novamutum.mt.gov.br), são oito festas já programadas até o dia 14 de julho. A diversão está garantida, tanto para adulto como para a criançada.

Origem - Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.

O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.

A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.

A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha. Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.

Calendário de Festas Caipiras

26/05 – Escola Municipal Cecília Meireles

02/06 – Igreja Nossa Senhora Aparecida

06/06 – Centro de Ensino Integrado Tancredo Neves

08/06 – Centro Social e Cultural

09/06 – Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade

06/07 – Escola Estadual José Aparecido Ribeiro

07/07 – Associação dos Funcionários Públicos de Nova Mutum – APUB

14/07 – Escola Municipal Caminhos do Saber





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios/Assessoria da Prefeitura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225418/visualizar/