Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 10:49

    Imprimir


Entrega da Base Comunitária da Lixeira: atendimento a cerca de 18 mil habitantes O Governo do Estado inaugurou na manhã desta sexta-feira (25.05) a quarta Base Comunitária de Segurança da Grande Cuiabá, na região do bairro Lixeira. Nos dias 14 e 15 de maio, foram inauguradas as Bases dos bairros Araés e Beira Rio, em Cuiabá, e do São Matheus, em Várzea Grande. Até o final de junho, serão inauguradas 16 Bases Comunitárias na Grande Cuiabá, totalizando 13 na Capital e três em Várzea Grande.

A Base Comunitária Lixeira vai atender uma população estimada de 18 mil habitantes, dos bairros Lixeira, Baú, Areão, Jardim Guanabara, Bandeirantes e São João dos Lázaros. Através do novo modelo de policiamento comunitário, implantado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública, o trabalho das polícias Militar, Judiciária Civil, Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros passa a ser realizado em um mesmo espaço, viabilizando o atendimento integrado à população

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, destacou, durante a inauguração, a importância do envolvimento da comunidade para um resultado positivo. “As Bases estão sendo inauguradas, precisamos agora que a comunidade assuma o seu papel dentro da sociedade, a fim de trabalhar integrada às corporações da segurança pública e garantir o resultado positivo da implantação desses espaços, cujo objetivo é garantir a segurança de todos”, ressaltou.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Lixeira, Mirelene Gláucia de Souza, enfatizou que a ampliação e integração do serviço de policiamento comunitário vai, com certeza, resultar também na integração da comunidade. “A reativação do posto policial era imprescindível, pois essa é uma região de muitos assaltos. Com a ampliação os moradores vão se sentir mais seguros”.

Participaram da inauguração o vice-governador, Silval Barbosa, servidores da Sejusp, membros das corporações de segurança pública e lideranças comunitárias.

PROJETO - As Bases Comunitárias de Segurança estão sendo implantadas nos espaços físicos do que antes eram as Companhias Comunitárias. Além das 14 Companhias Comunitárias, que funcionavam apenas com efetivo da Polícia Militar, foram implantadas as Bases Comunitárias na região dos bairros Araés, em Cuiabá, e São Matheus, em Várzea Grande. Os dois novos espaços já foram entregues à população e estão em funcionamento.

Através das Bases de Segurança, a comunidade terá a disposição serviços de registro de ocorrências de pequeno e grande porte, emissão de carteiras de identidade, orientação na prevenção de acidentes domésticos, vistorias técnicas em edificações, entre outros, além do policiamento ostensivo e preventivo.

O efetivo será de 24 membros, sendo um oficial e 16 policiais militares, um investigador da Polícia Judiciária Civil, um membro do Corpo de Bombeiros, um Ouvidor, uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), responsável pela emissão das carteiras de identidade, um membro do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), um membro do projeto Rede Cidadã, além da implantação de projetos como Só Alegria, Mãos Amigas, Companhia Solidária, PM Júnior e Justiça Comunitária.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225473/visualizar/