Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 18:32

    Imprimir


A Banda Sinfônica Mestre Albertino do CEFET-MT vai apresentar duas músicas do espetáculo - Trilhas de Cinema - na abertura do 14º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, às 19h desta quinta-feira (24/05), no Multiplex Pantanal.

Na apresentação o público vai ouvir as músicas Aquarela do Brasil do filme nacional que tem o mesmo nome da música de Ari Barroso, e a música tema do filme - A Grande Família- do compositor Dudu Nobre.

TRILHAS DE CINEMA 2007 - Depois do sucesso da temporada de 2006, a Banda Sinfônica Mestre Albertino reapresenta o espetáculo "Trilhas de Cinema", que reúne as músicas consagradas do cinema nacional e internacional das décadas de 60 a 90.

As apresentações serão realizadas em duas temporadas uma em setembro e a outra em dezembro.

De acordo com o maestro da Banda do CEFET-MT, Alberto Midon, devem ser incorporadas novas peças ao repertório apresentado no ano passado. Os músicos da Banda estão concluindo pesquisas com obras de compositores brasileiros que serviram de trilha para filmes nacionais, além disso o público que assistir o espetáculo vai poder conferir a apresentação de uma peça musical utilizada num dos filmes da região. O material ainda e guardado em segredo pelos músicos da banda.

As histórias bem como os mitos criados pelo cinema influenciaram os costumes, os padrões de pensamento, o comércio e outros segmentos, nos mais longínquos territórios, onde conquistou espectadores.

Em Cuiabá, não podia ser diferente, desde a apresentação das primeiras películas do acervo holywoodiano, não faltaram os comentários e as cópias autênticas de figurinos, penteados e até de comportamentos das estrelas desses filmes.

O espetáculo organizado pela Banda Mestre Albertino

Tem como objetivo, reviver justamente os grandes espetáculos das salas de cinema da capital.

Em Cuiabá, o público se dividia em locais como o Cine Tropical, Cine Bandeirantes, Cine São Luiz do Porto e o Cine Teatro de Cuiabá.

Com a apresentação, o público vai conhecer um pouco do hábito do povo cuiabano, que nesse período lotava as matinês para assistir películas do cinema nacional e internacional como Tarzan, Mazzaroppi, além dos inesquecíveis bang-bangs e clássicos românticos.

Essa também é uma forma de proporcionar, especialmente aos jovens, a oportunidade de ter contato com os costumes da sociedade cuiabana nas décadas de 60 e 90, e com isso poder fazer um comparativo com a realidade atual.

"Nós não podemos esquecer o papel do cinema na história mato-grossense, com certeza conhecer os fatos vividos pelo público que lotava as salas de cinema da capital é bastante significativo", destacou o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico de Mato Grosso – FUNDETEC. A Fundação é responsável pelo gerenciamento das atividades. O projeto para a realização do espetáculo está em fase de análise na Secretaria Estadual de Cultura.





Fonte: 24 Horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225716/visualizar/