Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 13:53
Por: Fernando Leal

    Imprimir


O deputado Wagner Ramos (PR) pediu que os governantes dediquem maior parte de suas respectivas atenções para a Bacia do Alto Paraguai como a forma mais viável de a região conseguir a sustentabilidade de que precisa para promover condições dignas para sua população.

O parlamentar disse que o seminário “Desenvolvimentos Econômico e sócio-Ambiental da Região do Alto do Rio Paraguai – Dificuldades, Desafios e Soluções”, realizado pela Assembléia Legislativa em Diamantino (médio-norte do estado, a 199,6km de Cuiabá), foi “altamente oportuno” para a discussão.

“Esta região que teve importâncias política, social e econômica muito fortes nas décadas de 80 e 90, mas – por causa da queda do extrativismo mineral – foi atingida por forte impacto negativo até hoje irreversível em sua arrecadação”, lembrou. Segundo ele, o sofrimento dos 14 municípios que integram a região foi dobrado e ocorreu em ocasiões distintas.

“Na primeira fase, os municípios sofreram inchaço com o aumento populacional; hoje, com sua economia exaurida a partir do fim do ciclo do extrativismo, vivem dificuldades com a escassez de trabalho”, lamentou Ramos.

Na legislatura passada – quando Wagner Ramos ocupou por cerca de seis meses uma cadeira no Legislativo mato-grossense – ele propôs a realização de estudo localizado para que fosse possível a discussão de ações a serem implantadas pelos municípios na busca de soluções para seus problemas.

“Agora, com o seminário, estamos recomeçando os debates nesse sentido e com o firme propósito de encontrar o modelo de desenvolvimento que queremos para Mato Grosso e contemplarmos esta e outras regiões. A Bacia do Alto Paraguai necessita de maior atenção dos nossos governantes para conseguir a sustentabilidade necessária para si e para sua população”, concluiu o deputado republicano.

Os municípios citados por ele fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimentos Econômico e Sócio-Ambiental do Alto do Rio Paraguai. São eles, em ordem alfabética: Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro e Tangará da Serra.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225781/visualizar/