Cresce número de egressos inscritos no Enem
Até o momento, o número de egressos corresponde a 67,8% dos inscritos. Na edição de 2006, dos 3.742.146 inscritos, 1.917.747 eram egressos, o que significa 51,2% do total. Em 2005, o índice foi de 42%. O interesse dos egressos cresce por diversos motivos. Dentre eles, a chance de conseguir aprovação no Programa Universidade para Todos (ProUni), que em 2005 distribuiu 140 mil bolsas de estudos.
De acordo com o coordenador-geral do Enem, Dorivan Ferreira, os egressos também têm outros motivos para fazer o exame. ´´O Ministério da Educação oferece o resultado às instituições de educação superior, que o utilizam como forma de ingresso em cursos de graduação, em substituição total ou parcial dos vestibulares´´, disse. O mercado de trabalho também aproveita os resultados do exame na seleção de pessoal ou para o oferecimento de bolsas de estudo, lembra Ferreira.
Em 2006, as respostas dos questionários socioeconômicos aplicados na época das inscrições mostraram que a motivação dos participantes é a chance de entrar em uma faculdade ou conseguir pontos para o vestibular. Outros estudantes fizeram o Enem para testar os conhecimentos, conseguir emprego ou saber se estavam preparados para o futuro profissional.
Comentários