Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 21 de Maio de 2007 às 19:44

    Imprimir


Reitores de diversas universidades federais do país participaram da inauguração da Base Avançada de Pesquisas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Pantanal, no último dia 19, na região de Porto Cercado. ´´Convidamos os dirigentes para conhecerem as condições em que trabalhamos. É muito diferente de estar em São Paulo, Roraima ou em outra região``, disse o reitor Paulo Speller. A inauguração fez parte da programação da 61ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A Base Avançada de Pesquisas do Pantanal fica na Reserva Permanente do Patrimônio Natural (RPPN) do Sesc, no Pantanal de Mato Grosso. São 106 mil ha de reserva, dos quais dez mil foram cedidos, em comodado, à UFMT para funcionamento da Base de Pesquisa, que está situada na Baía das Pedras. Foi construída com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Esses recursos, em torno de R$ 500.000,00, foram captados por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propeq), no âmbito do CT-Infra/Proinfra. O projeto arquitetônico, de autoria do professor da UFMT, José Afonso Portocarrero, é inspirado na arquitetura bororo e a primeira etapa, com cinco prédios suspensos, forma um semi-círculo que lembra uma aldeia.

O recém-empossado presidente da Andifes, Arquimedes Diógenes Ciloni, reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), disse que ´´nós, reitores das federais, somos privilegiados de podermos testemunhar uma iniciativa como esta. Podemos aprender um pouco mais de Brasil e entender a nossa diversidade``. ``Tenho certeza da dificuldade da UFMT de manter pérolas como essa e coloco à disposição o nosso esforço para que a Finep proporcione o recurso para a segunda etapa``, completou.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Paulo Teixeira de Sousa Júnior, ´´o projeto foi pensado respeitando a cultura local e adequado sob o ponto de vista ambiental``. Ele lembrou que o povo bororo foi a maior etnia da região. A base está com tudo pronto para receber os pesquisadores. Ali, está instalado um laboratório básico para triagem do material coletado; um auditório com 20 lugares; uma cozinha e um refeitório; alojamento para 16 pessoas e estações de tratamento de água e de esgoto.

´´De agora em diante, os pesquisadores que desenvolvem seus trabalhos aqui e que têm tido o apoio do Sesc devem entrar em contato com a Propeq, pois a hospedagem agora é aqui na Base. O apoio de transporte dentro da reserva ainda é do Sesc``, explicou Teixeira. Também pesquisadores de fora, que têm trabalho conjunto com a UFMT, precisam fazer a reserva junto á Propeq.

Da UFMT, também participaram da inauguração o vice-reitor Elias Alves de Andrade, as pró-reitoras de Pós-Graduação, Marinêz Isaac Marques; Administrativa, Adriana Weska; de Planejamento, Tereza Cristina de Souza Higa e o pró-reitor de Vivência Acadêmica e Social em exercício, Elias Nogueira Peres.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226158/visualizar/