Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 21 de Maio de 2007 às 19:41

    Imprimir


Turismo aliado às práticas de preservação ambiental é motivo para várias famílias do município de Nova Xavantina se envolverem na pesca esportiva como forma de aproveitar o lazer e divulgar o que a cidade tem de mais belo, o rio das Mortes.

Na quarta etapa do Campeonato Estadual de Pesca (CEP) organizado pelo Governo do Estado, foram duas famílias as primeiras colocadas que conquistaram os cobiçados prêmios da competição, dois barcos de seis metros cada um.

Realizado no município no domingo (20), o campeonato levou centenas de moradores à Praia do Sol, além de outras dezenas de pessoas vindas das cidades vizinhas como Água Boa, Canarana, Campinápolis e Barra do Garças .

Para o empresário Roberto dos Santos Silva que junto com o filho Betinho conquistou o primeiro lugar, com 16.470 pontos, o evento mostrou a importância ao destacar que a preservação ambiental deve ser praticada junto com as atividades turísticas.

“O Governo do Estado acertou em cheio ao integrar eventos como esse em um campeonato estadual, pois dá a oportunidade de as pessoas se envolverem em outras ações, como a que fazemos aqui para preservar nosso rio”, disse Roberto, que ajudou a organizar na cidade o festival de pesca há sete anos.

“Um apaixonado por pescaria, Roberto diz que a quando há dedicação, a conquista vem mais fácil. Uma pescaria só é bem sucedida quando fazemos com amor e respeito ao meio ambiente”, destacou o pescador feliz ao receber a premiação, um barco de seis metros e um motor de 15 HP modelo Yamaha, entregues pela Prefeitura de Nova Xavantina.

A família de Dimas Píton, segundo colocado, foi o incentivo para que ele junto com a esposa ficasse até o final da competição. A equipe Cem por Dia fez 12.080 pontos e levou um barco de seis metros como prêmio.

“O campeonato está bem organizado e por isso as pessoas se sentem motivadas a participar”, frisou Dimas que pescou muitas caxaras, cachorras e filhotes ao lado da esposa e com a torcida dos filhos.

Todo o circuito da pesca foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros que fiscalizou as embarcações e cuidou da segurança dos participantes e organizadores do evento.

Na avaliação do coordenador do campeonato na Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Geraldo Donizeti Lúcio, a etapa de Nova Xavantina é um dos destaques em todas as edições do campeonato. “A preservação ambiental, o cuidado em zelar pelo rio que é fonte de vida para todos que aqui vivem, é o principal motivo do envolvimento de toda a comunidade no evento”, frisou Geraldo ao destacar que a pescaria foi realizada nos locais definidos previamente pela organização, sem afetar a fauna aquática e sem qualquer prejuízo ambiental.

Participaram do evento, o secretário de Turismo e Meio Ambiente do município, Paulo Kafer, o vice-prefeito Marcelino Ferreira, a coordenadora municipal de Turismo, Roberta Raye, entre outras autoridades.

Confira as equipes classificadas até o sexto lugar:

3º lugar – Equipe com 6.065 pontos – recebeu 3 kits de pesca tamanho médio

4º lugar – Equipe Cascavel com 4.950 pontos – recebeu 2 kits de pesca tamanho médio 5º lugar – Equipe Zezinho marceneiro com 4.300 pontos – recebeu três celulares

6º lugar – Equipe Vascaína com 4.280 pontos – 3 kits de pesca pequenos

O 4º CEP continua no próximo final de semana com a realização da etapa de Barão de Melgaço. A última etapa do CEP está programada para acontecer em Cáceres, no mês de setembro. Neste ano, o campeonato envolverá cinqüenta cidades.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226159/visualizar/