Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 19 de Maio de 2007 às 07:28

    Imprimir


Uma gravação da Polícia Federal nas investigações da Operação Navalha, que apura os esquemas da empreiteira Gautama, da Bahia, acusada de comandar a rede de corrupção e fraudes em licitações estaduais e municipais para ganhar obras, mostra o proprietário Zuleido Veras conversando com um auxiliar sobre o andamento do processo para as obras da rede de esgoto em Sinop. Os diálogos divulgados são breves e Zuleido pede ao seu empregado, identificado apenas como Flavio, detalhes sobre o processo para serem feitas as obras da rede de esgoto em Sinop. O funcionário cita que um ministro estaria tratando do da obra em Sinop, mas não aponta nome.

Eis o trecho da gravação divulgado no Jornal da Globo:

Zuleido: O assunto de Sinop, Flávio?

Flávio: O assunto de Sinop, nossa amigo tá lá agora falando com o ministro e vai voltar à tarde exatamente para me dar uma posição. Zuleido: Tá bom

A Polícia Federal também tem uma filmagem de um encontro entre o empresários Zuleido Veras e o prefeito Nilson Leitão, em um hotel em Brasília. O prefeito é investigado pela PF por suposta facilitação para que a empresa Gautama fosse a vencedora da licitiação para as obras da rede de esgoto. Também foi filmado um encontro, entre outro diretor da empreiteira e o ex-secretário de Desenvolvimento Urbano Jair Pessine, apontado como intermediário no suposto recebimento de R$ 200 mil em propina.

Outro lado

O procurador jurídico da prefeitura de Sinop, Astor Reinheimmer, negou hoje, após ter acesso ao despacho da ministra Eliana Calmon, do STJ, que há gravações de conversas telefônicas do prefeito com o dono da empreiteira fazendo supostos acertos de propina. "Com certeza não existe pagamento de propina para o prefeito. Não há prova alguma, nem depósito, nem repasse", afirma o procurador. Ele lembrou que não foi apenas a Gautama que venceu a licitação das obras de licitação da rede de esgoto que iniciariam nos próximos dias em Sinop. A empreiteira Cogente, de Campinas (SP), também foi a vencedora e ambas formaram o consórcio Xingú para fazer 40% de esgoto na cidade.

O financiamento do BNDES ( Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) , de R$ 40 milhões, seria liberado na próxima semana para a Prefeitura de Sinop. "Nos próprios autos não há nenhuma conversa telefônica tratando de direcionamento de vantagens indevidas para o prefeito", acrescentou Astor.

O prefeito Nilson Leitão e o ex-secretário Jair Pessine devem ser ouvidos a partir desta 2ª feira, em Brasília.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226564/visualizar/