Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 18 de Maio de 2007 às 18:31

    Imprimir


O projeto parceria Rural – Agricultura iniciou suas atividades em 2007 atendendo o município de Jaciara, através do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas. Cento e dezoito alunos participam do treinamento, que iniciou no dia 9 de maio e encerra-se na próxima terça-feira (22.05) para a maioria dos participantes. Os 30 que mais se destacarem durante a qualificação ainda participam de mais dois dias de treinamento dentro do curso de agricultura satelital de precisão. São aulas extras no segmento tecnológico, onde eles recebem noções de GPS.

Entre os alunos, 12 são moradores de Juscimeira, que foram para Jaciara em busca da qualificação profissional na área. “É grande a carência de mão-de-obra especializada na região. Visitamos fazendas que, segundo os responsáveis, em época de colheita e plantio não surgem profissionais capacitados para trabalhar. Isso faz com que os agricultores busquem trabalhadores de outras localidades. O projeto vem justamente para reverter este quadro, capacitando pessoas daqui para ocuparem essas vagas”, destacou a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho.

O treinamento está sendo realizado na Escola Agrícola do Buriti. A prefeitura de Jaciara, através da Secretaria de Ação Social, disponibilizou um ônibus para transportar diariamente os alunos.

Já em campo, eles aprendem noções de preparo de solo, plantio, colheitadeira de algodão, de soja, operação e manutenção de tratores, estudos técnicos e ética e cidadania.

O representante da New Holland, Lothário André José Leitis, ministra as aulas de colheita de grãos. Segundo ele, o treinamento vem mudando até mesmo o comportamento de alguns alunos. “Teve quem chegou aqui se considerando incapaz de operar uma máquina agrícola. Hoje essas pessoas venceram seus limites e descobriram que têm potencial”, relatou.

Já para o instrutor Januário Pereira França, representante da Valtra Valmet, o que chama atenção é a força de vontade de cada um. “São pessoas interessadas, em busca da qualificação profissional para retornar ao mercado de trabalho. Eles se preocupam em aproveitar cada momento das aulas”, contou.

Para o prefeito de Jaciara, Max Joel Russi, a capacitação no ramo agrícola se fez necessária devido à demanda de trabalho na região. “Todo investimento no ser humano é bem-vindo. Investir em qualificação é investir na pessoa. Temos muitos fazendeiros daqui precisando de mão-de-obra qualificada e estamos empenhados em colaborar, através da capacitação de nossos profissionais”.

O projeto atenderá este ano um total de dez municípios. De acordo com a coordenadora, o cronograma foi preparado atendendo cidades que solicitaram o curso e localidades com maior produção de grãos.

São parceiros no Parceria Rural - Agricultura as empresas Valtra, AGCO (Massey Ferguson), John Deere, CNH (Case e New Holland), Solo Vivo Fertilizantes, Jacto, Indústria Aeronáutica Neiva, Basf, Tatu Marchesan, Semeato, Empaer, além de sindicatos rurais e prefeituras.

“Só temos a agradecer às empresas parceiras que, mais uma vez, atenderam prontamente nosso pedido, auxiliando no desenvolvimento dos cursos”, agradeceu Rosamaria Ferreira de Carvalho.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226656/visualizar/