Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Maio de 2007 às 10:58

    Imprimir


Horto florestal, cachoeira, pequenas propriedades e muito contato com a natureza. Tudo isso faz parte da trilha do projeto Caminhadas da Natureza que neste fim de semana acontece em Chapada dos Guimarães( 67 km ao Norte de Cuiabá). Esta é a dica para o fim de semana, especialmente para aqueles que gostam do contato com a natureza. A saída será do horto florestal de Chapada dos Guimarães e está prevista para 8:00. Em seguida os caminhantes passam, entre outros pontos, pelo Mirante dos Padres, entrada do Leivinha, Ponta do Campestre, cachoeira, curva atrás do Serras Azuis e retorna para o horto. Ao longo do trajeto haverá três pontos de apoio. A previsão é de que o percurso seja feito em quatro horas.

A comissão organizadora solicita que os visitantes não joguem o lixo no percurso nem retire plantas ou frutas das áreas próximas das trilhas. Outra dica é evitar o excesso de bagagem e não esquecer a água, algumas frutas e uma sacola para acondicionar o lixo.

Desde o início de 2007, Mato Grosso passou a integrar o calendário mundial do projeto Caminhadas da Natureza. Com oito circuitos, o objetivo é atrair turistas que viajam o mundo inteiro para conhecer a regiões onde são realizados estes eventos. O visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco de tudo. No Mato Grosso, especificamente, nestes oito circuitos o turista verá um pouco da Floresta Amazônica, do Cerrado e do Pantanal.

A técnica da Secretária de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Elizethe Castilho explica que o Caminhadas da Natureza, uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (IRCOD), da Alsácia na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), tem como interlocutor nacional a associação Anda Brasil, no Rio de Janeiro. No Mato Grosso, este projeto está sendo implantado pela Sedtur e conta com o apoio de diversos parceiros em cada município em que é realizada.

O secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf acrescenta que o projeto Caminhadas da Natureza, são marchas populares, que aturalmente acontecem em 21 países com 5.500 circuitos espalhados por todo o mundo. Ele destaca ainda que este projeto movimenta, pelo menos, 15 milhões de pessoas por ano. “O principal objetivo desta ação é trazer caminhantes do mundo inteiro para Mato Grosso e, assim, movimentar o turismo mato-grossense”, explica Nadaf.

Elizethe destaca ainda que estas caminhadas não devem ser vistas como competição e nem como uma atividade cansativa. “O objetivo principal é conheçer a região e ter contato com as dezenas de comunidades rurais existentes no Estado”. Há um horário limite para sair e para chegar. No entanto, este tempo é bem amplo e permite ao visitante fazer o turismo de contemplação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas minutos antes da caminhada.

Calendário

27.05 - Circuito de Poconé

02.06 - Circuito Santo Antônio do Leverger

12.10 - Circuito das Nascentes, em Barra do Garças

14.10 - Circuito do Bom Jardim, em Nobres





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226747/visualizar/