Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 17 de Maio de 2007 às 14:32

    Imprimir


A CPI do Apagão Aéreo no Senado está disposta a apresentar pedido de informações ao TCU (Tribunal de Contas da União) para ter acesso às auditorias e contratos firmados pela Infraero e Aeronáutica. A base aliada do governo conseguiu impedir nesta quarta-feira que a CPI do Apagão na Câmara fizesse o mesmo pedido ao TCU.

"Já falei com o presidente do tribunal solicitando os documentos para termos conhecimento prévio disso. De início, queremos ter acesso aos documentos para saber o que fazer", disse o relator da CPI no Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO).

O presidente da comissão, senador Tião Viana (PT-AC), disse estar disposto a aprovar o requerimento com o pedido ao TCU --mesmo com a mobilização governista na Câmara para emperrar o pedido. "O requerimento só pode ser assinado após ser aprovado pelo plenário da CPI. Mas todo e qualquer requerimento que traga informações para fazer a relação entre o fato determinado da CPI e as investigações, eu colaborarei", disse Viana.

Na Câmara, o pedido de informações não citava nenhum órgão do governo, mas a estratégia da oposição era requisitar as investigações em curso do tribunal nos contratos assinados pela Infraero, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Aeronáutica.

Viana disse que o governo não teme qualquer investigação na CPI do Senado, onde os oposicionistas têm praticamente o mesmo número de integrantes que a base aliada do governo --ao contrário do que ocorre na Câmara, onde os aliados são maioria.

"O governo está sereno ao apresentar propostas à sociedade brasileira. Mas nada será espetáculo. Confio na responsabilidade política da oposição."

Demóstenes reiterou estar disposto a trabalhar de forma isenta nas investigações, sem polarizar a CPI entre governo e oposição. "Não vamos inocentar ninguém ou culpar por motivação política, mas não vamos jogar lixo para debaixo do tapete", disse.

Investigações

Instalada na manhã de hoje, a CPI do Senado já vai iniciar os trabalhos nesta quinta-feira. Os integrantes da CPI vão visitar à tarde a Polícia Federal, a PGR (Procuradoria Geral da República) e a CGU (Controladoria Geral da União) para terem acesso a detalhes das investigações sobre a crise aérea e o acidente com o boeing da Gol, no ano passado.

Os senadores também vão se reunir hoje com o comando da CPI do Apagão na Câmara para trocar informações sobre as investigações.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226958/visualizar/