Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 17 de Maio de 2007 às 14:03
Por: Rubens de Souza

    Imprimir


Para tentar melhorar a imagem que anda desgastadas com as constantes viagens do governador Blairo Maggi e suas inesperadas férias, o governo do Estado resolveu inovar em seu segundo mandato. Terá a partir de agora dois governadores. É isso mesmo, Blairo Maggi decidiu que sua função agora na cadeira número um do Palácio Paiaguás será se envolver mais com a questão política e macro do Estado. Já seu vice, Silval Barbosa, PMDB terá a missão burocrática, ou seja despachar com o secretariado e melhorar o ambiente, que anda péssimo com a Assembléia Legislativa.

Silval Barbosa já foi presidente da Assembléia Legislativa. Conhece muito bem a maioria dos deputados e sempre foi considerado um homem de diálogo aberto, objetivo e que sabe impor suas posições. Por isso deixará de ser um mero vice-governador para assumir o elo de ligação entre o governo e a Assembléia. Blairo Maggi espera que com esta decisão a crise que se estabeleceu entre as duas casas nos últimos dias seja encerrada.

Interlocutores com muita afinidade tanto com o governador quanto com seu vice, disseram ao 24 Horas News que os poderes dados a Silval Barbosa são as de um bombeiro com a missão de entrar rápido em prédio em chamas, quase desabando e apagar o fogo em tempo recorde e evitar uma queda brusca. “O Silval vai entrar em cena para apagar o fogo da vaidade que está travando um bom entendimento entre governo e AL”, disse este interlocutor, ressaltando que já é visível e preocupante a queda de braço entre as duas casas. Ele lembra que os parlamentares estão revoltados com o tratamento recebido pelo governo e nada melhor do que alguém do governo, com muita afinidade entre os deputados para mudar o clima.

A afirmação deste interlocutor mostra que o secretário-chefe da Casa Civil, João Malheiros, apesar de ter vindo da Assembléia Legislativa não parece demonstrar força para manter um bom relacionamento entre as duas casas. “O João (Malheiros) vem falhando nesta função. Portanto, nada mais lógico do que se colocar o Silva Barbosa, que tem um melhor trânsito na AL e que já presidente da casa fazer este elo”, disse este interlecutor.

Vários parlamentares estaduais procurados pelo 24 Horas News não esconderam a satisfação de ver Blairo Maggi delegar a Silval Barbosa a função de conversação com a Assembléia Legislativa. “Um dos deputados chegou a afirmar que o canal de conversação será melhor e que com Silva tendo a função de despachar diariamente com todos os secretários de Estado vai fazer com o que o secretariado de Blairo Maggi entenda que tem de dar satisfação ao eleitor e abrir suas portas para os deputados estaduais, coisas que reclamam não vem acontecendo hoje.

A nova função de Maggi

Dentro desta divisão de poderes visando uma melhor harmonia dentro do Governo neste segundo mandato, Blairo Maggi trabalhar mais na conversação com Brasília e até mesmo fora do país, procurando trazer investimentos mais sólidos para Mato Grosso.

Assim, enquanto Sival Barbosa vai trabalhar na questão doméstica, considerada prioridade número um no momento, mantendo um canal aberto com a Assembléia Legislativa, Blairo Maggi se volta mais para a questão nacional, onde vai brigar por recursos para Mato Grosso. A primeira meta é manter a união dentro da bancada mato-grossense em Brasília. Tanto assim que o governador optou em entregar para o PT a pasta de educação e continuar as conversações com grandes conglomerados internacionais para que estes possam viabilizar recursos para o Estado.

Com Silval Barbosa atuando como o articulador político espera-se que a base ao governador Blairo Maggi seja mantida, mesmo com a decisão do deputado Roberto França em deixar o PR, partido do governador. Ninguém acredita que o PP, uma das primeiras siglas a apoiar Maggi vá pular do barco neste momento. “Ainda é cedo para isso. Vamos esperar para ver como será a atuação do Silval nesta nova função e se Blairo Maggi vai mesmo lhe dar carta aberta para fazer o elo entre Governo do Estado e Assembléia Legislativa”, disse um deputado.

Apostando no sucesso da divisão do governo e tendo para si a responsabilidade da articulação deste sucesso, o PMDB confirmou que vai reunir sua cúpula na segunda-feira. O encontro tem como principal objetivo discutir o espaço no governo. Uma fonte peemedebista disse ao 24 Horas News não acreditar que haverá um rompimento entre a sigla e o governo. “A decisão de Blairo Maggi em dar a Silva Barbosa função de ser seu principais articulador na Assembléia Legislativa e de despachar diariamente com o secretariado mostra que existe o interesse em melhorar o arco de aliança, de manter a unidade no governo”, disse esta fonte.

“Agora vamos insistir em posições que não abrimos mão e consideramos fundamentais para que este segundo mandado seja proveitoso. Vamos insistir para que Blairo Maggi implante uma política voltada para a questão do saneamento básico e coloque em prática um modelo de reforma agrária que acabe com as desigualdades e dê condições para que o pequeno produtor, possa produzir cada vez mais”, completou, afirmando que “O PMDB quer participar da construção de um novo Mato Grosso”.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226965/visualizar/