Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Maio de 2007 às 11:17

    Imprimir


O prefeito de Denise, e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da região Alto do Rio Paraguai, Israel Antunes assegurou durante o I Fórum dos Consórcios intermunicipais do Estado que muitas áreas na região eram de garimpos e que registravam um baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), mas que foram transformadas em economicamente através do consórcio. Segundo ele, as cadeias produtivas, estão sendo desenvolvidas de acordo com as prioridades da população.”A situação é preocupante em relação a condição de vida das pessoas e muitas vezes nos sentimos impotentes para resolver os problemas sozinhos. Com o consórcios, a situação mudou e hoje pensamos em problemas comuns que devem ser resolvidos em toda a região, integrando os demais municípios” disse ele.

Com as freqüentes reuniões dos consórcios, muitas idéias foram somadas e resultaram em projetos viáveis a região. Entre as prioridades para a região estão as cadeias produtivas do frango e do o abacaxi, além da questão do biodiesel e do pinhão manso. “Foi dentro desta expectativa que foram criadas as alternativas para a formação dos consórcios em Mato Grosso.

Durante o Fórum, Israel apresentou aos demais prefeitos a experiência que deu certo em seu município. O projeto de heveicultura. Ele informou que prefeitura deu início ao projeto em 2001 com a distribuição de 350 mil mudas de seringa para a população. Segundo ele, o resultado superou todas as expectativas. A produção de borracha beneficiou diretamente 800 famílias que passaram a ter emprego e renda. “Através da produção da seringa, oferecemos a sustentabilidade e renda para as famílias” observou

A produção da borracha em Denise, levou a prefeitura a firmar um convênio com uma empresa multinacional que produz pneus. O prefeito lembrou que atualmente Mato Grosso, representa 20% da produção da borracha natural. Investimos em tecnologia através de parcerias entre a prefeitura e o Governo do Estado. “Hoje os seringueiros contam com assistência técnica rural para desenvolver todo o trabalho no campo. É a melhor alternativa para a região, a produção de seringa ajudou a diminuir as sigualdades sociais no município”, disse Israel.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226990/visualizar/