Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Maio de 2007 às 19:48

    Imprimir


Comunidades do município de Nova Maringá - MT (situado a 400 quilômetros ao norte de Cuiabá) receberão sábado (19) nove bibliotecas do Programa Arca das Letras, desenvolvido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA). A solenidade de entrega das Arcas será às 11h na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Nova Maringá, Projeto Casulo. O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agraário (MDA) no Estado, Dieter Metzner e , Orlando Oliveira, um dos coordenadores do Programa Arca das Letras, estarão presentes no evento.

A partir das 9h, haverá uma capacitação para os agentes de leitura, voluntários indicados pelas comunidades para desenvolver as atividades de incentivo à leitura e de empréstimo dos livros.

As bibliotecas são destinadas às comunidades de Divisa, Jangada do Oeste, Santa Gabriela, São Benedito, Vale do Alegre, Projeto Casulo Brianorte, Renascer, e assentamentos Santo Antônio I e II.

Arca das Letras

Criado em 2003, o Programa Arca das Letras é desenvolvido pela Coordenação de Ação Cultural da SRA/MDA. Tem por objetivo incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros de moradores de assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos.

Por meio do programa já foram implantadas 3.391 bibliotecas em comunidades rurais, Escolas Famílias Agrícolas e Casas Familiares Rurais de 24 Estados brasileiros, atendendo a mais de 400 mil famílias. Cerca de 700 mil livros já foram colocados à disposição dos leitores do meio rural.

Cada biblioteca é composta por cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura, pelo MDA. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, saúde, meio ambiente, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.

O programa possui uma rede de parceiros como o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/FNDE/MEC, Ministério da Cultura, Ministério de Minas e Energia/Luz para Todos, Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional, Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, OnG Missão Criança e os movimentos sociais e sindicais ligados aos trabalhadores rurais e prefeituras.

Em Nova Maringá, as Arcas foram fabricadas pela Prefeitura Municipal, Projeto Casulo. Em Mato Grosso já existem 24 bibliotecas instaladas em sete municípios dos territórios Portal da Amazônia e Baixada Cuiabana. A coordenação da Arca das Letras está articulando a ampliação do programa com a participação de mais prefeituras e do Governo Estadual, com o trabalho das penitenciárias.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227133/visualizar/