Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Maio de 2007 às 18:58
Por: GABRIELA GUERREIRO

    Imprimir




Apesar de temer a desvalorização, Alencar disse que o governo não deve intervir no câmbio. "A economia vai bem de um lado e preocupante de outro. O câmbio, quando desfavorece as exportações, traz resultados difíceis para as empresas, especialmente aquelas que trabalham com exportações de produtos com maior valor agregado. Mas não é mexer no câmbio, o câmbio flutuante está correto."

Alencar afirmou que a solução para a desvalorização do dólar é a queda na taxa básica de juros da economia (Selic). "O problema é a taxa básica de juros que é muito alta. As condições exigem que os juros caiam em padrão internacional. Não é cair 0,25 ponto percentual, não. Os juros devem se situar em padrão internacional", defendeu.

O vice-presidente disse que o país "gasta muito com a rubrica dos juros que rolam a dívida", o que na sua opinião prejudica o equilíbrio orçamentário do país. "O déficit que ainda resta é grande", afirmou.

A cotação do dólar comercial fechou em R$ 1,95 nesta quarta-feira. Ontem, a moeda encerrou abaixo dos R$ 2 pela primeira vez em seis anos. No acumulado deste ano, o dólar já sofreu perdas de quase 9%.

O Banco Central já interferiu no mercado hoje, mas sem conseguir deter a derrocada contínua da taxa cambial. A operação foi equivalente à compra de moeda, mas ocorreu no mercado futuro, atuando sobre as expectativas para a cotação.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227155/visualizar/