Procon de Tangará da Serra alerta para golpe da conta bancária
A coordenadora do Procon, Janaina de Oliveira Ferreira informa que recebeu durante a semana no órgão cinco pessoas dizendo terem sido vítimas do golpe, afirmação esta que se dá através de comprovantes de depósitos.
Oliveira explica que o golpista liga para sua vítima alegando que é de uma determinada empresa telefônica. Logo após se apresentar, ele informa que a pessoa foi contemplada com um prêmio. Porém, ela somente receberá o prêmio se depositar uma certa quantia na conta de uma suposta empresa.
Segundo ela em um momento de euforia e acreditando que realmente ganhou o prêmio, a vítima acaba se rendendo ao golpe do bandido e depositando o dinheiro. “Os prêmios variam entre televisões de plasma, isenção da taxa telefônica, entre outros”, disse a coordenadora que completa ainda que o caso mais recente foi de uma mulher que, acreditando ter ganho um automóvel, depositou o valor de R$ 305 na conta destinada ao golpista.
A coordenadora esclarece que neste caso, os golpistas usam os famosos ´laranjas´. “A pessoa abre uma conta poupança hoje, que não exige muitas informações e quando recebe o dinheiro do golpe, a encerra. O que torna difícil uma investigação”, frisa a coordenadora.
Para não cair nesse golpe, a coordenadora orienta que a qualquer ligação suspeita, o indispensável é questionar o golpista sobre qual promoção que ele esteve participando e o motivo dela não ter sido divulgada. “Se mesmo assim a pessoa cair, na hora de realizar o depósito o ideal é que observe se a conta está no nome da empresa. Se o nome for de pessoa física, a pessoa não deve confirmar o depósito”, conclui Oliveira.
Comentários