VG comemora hoje 140 anos de fundação
A comemoração será marcada pela 1ª Feira de Negócios (Mercovag), além de inaugurações de obras, eventos civis, militares e religiosos.
As comemorações têm início às 7h30, com uma missa na Igreja Matriz. Será inaugurado o Batalhão da Polícia Militar na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, no bairro Cristo Rei. Na área de segurança pública, o município também entregará à população um Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) na Avenida 31 de março, no Parque do Lago, e outro, no São Mateus.
O município também realiza o segundo dia da Mercovag, já que a Feira foi aberta com a expectativa de reunir o empresariado do Estado inteiro e oferecer à população o acesso aos produtos locais. Políticos locais e o governador Blairo Maggi (PR) compareceram ao evento.
Para falar da economia municipal, existe uma comparação entre o orçamento local e o de Cuiabá. Enquanto a antiga Cidade Industrial já teve receita equivalente a 50% da Capital, atualmente esse percentual caiu par 25%. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no bolo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deve subir para apenas 4,6% até o fim deste ano. Atualmente, a receita de Várzea Grande é de aproximadamente R$ 12 milhões por mês.
Principal pólo industrial de Mato Grosso até o início da década de 90, Várzea Grande perdeu o posto para Rondonópolis, capital do agronegócio do Estado que deve receber nos próximos dias a maior indústria de biocombustível do mundo.
Com 140 anos de fundação, Várzea Grande tem 58 anos de emancipação política. Apesar de estar separada da Capital do Estado somente pelo rio Cuiabá, o município continua hoje sendo o segundo maior em número de habitantes, com mais de 250 mil pessoas. Mesmo assim, preserva todas as características de uma cidade interiorana.
Comentários